A passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio é um marco importante na trajetória acadêmica dos estudantes. Para tornar esse momento ainda mais especial, o Centro de Excelência Master preparou um momento de transição, evento que uniu emoção, acolhimento e um olhar atento às necessidades pedagógicas e afetivas dos alunos do 9º ano.

Coordenada por uma equipe formada por Geovana Petterle, Carla Darlem, além da participação efetiva das psicólogas de cada faixa acadêmica, Luana Vieira e Camila Barreto, a transição teve como objetivo principal mostrar aos alunos que, embora encerrem um ciclo, a jornada acadêmica continua.

A programação começou de surpresa, com a entrega de cartas preparadas pelas famílias. Gesto que emocionou muito os estudantes, reforçando o apoio e o carinho de seus familiares para esse novo momento. Em seguida, os alunos foram recepcionados no auditório pelas coordenadoras e pelo diretor-geral Jorge Mitidieri, que os acolheu com uma mensagem de incentivo e motivação. Dois vídeos foram exibidos: um produzido pelos alunos do 9º ano, revisitando momentos marcantes dos anos anteriores, e outro, apresentando as novas possibilidades e experiências que aguardam os estudantes no Ensino Médio.

De volta às salas de aula, os alunos foram surpreendidos mais uma vez com a entrega de sonhos, como um gesto simbólico para incentivar que eles sigam acreditando e trabalhando por seus próprios sonhos.

A coordenadora do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Anos Finais, Geovana Petterle, destacou que a transição foi elaborada para unir a continuidade pedagógica com um acolhimento emocional. “Queríamos que os alunos entendessem que não há ruptura, mas sim uma continuidade do trabalho. Além disso, momentos como esses ajudam a desmistificar os desafios e a criar um vínculo afetivo com os novos professores, coordenadores e psicólogos que os acompanharão no Ensino Médio. É importante que eles se sintam abraçados e saibam que sempre terão apoio aqui”, afirmou.

Geovana também destacou que o Master vai além dos resultados acadêmicos. “Trabalhamos com uma educação integral, focada na cultura da paz e no mercado de trabalho, mas também em construir relações baseadas na pedagogia do afeto. É isso que torna a nossa proposta tão especial: formar seres humanos completos e preparados para a vida.”

“A gente busca oferecer esse acolhimento, mostrando para eles que a escola está aqui como uma parceira do que como alguém que cobra sem necessidade. Estaremos sempre oferecendo todo o apoio necessário a eles”, finalizou a coordenadora da 1ª e 2ª Série do Ensino Médio, Carla Darlem.