Iniciada no Brasil em 2015, a campanha Setembro Amarelo dedica todo o mês de setembro às ações e discussões sobre conscientização da prevenção ao suicídio e apoio às pessoas que sofrem com doenças como a depressão.

Reconhecendo a importância desta campanha, sobretudo entre os jovens, nossos alunos do Ensino Médio, em parceria com o Setor de Psicologia do Master, realizam diversas atividades em alusão ao tema.

Durante todo o mês, os estudantes participam dos projetos Abraços Grátis, Escuto Histórias e Correio Empatia, com o objetivo de proporcionar amizade, carinho e a disponibilidade para ouvir e ajudar colegas que estejam passando por algum tipo de problema.

“Iniciamos na última segunda-feira, 10, o projeto Abraços Grátis, que vai seguir até o final do mês. Também teremos outras ações, todas com o objetivo de promover uma maior integração entre os alunos, o fortalecimento de antigas amizades e a construção de novas. Tudo isso, trabalha e melhora a questão do clima escolar, favorecendo a criação e ampliação das relações”, explicou a psicóloga responsável pelo projeto, Lavínia Andrade.

Abraços Grátis
Diariamente, alunos circulam pelos corredores do colégio durante os intervalos distribuindo ‘Abraços Grátis’, inspirados na campanha ‘Free Hugs’ – movimento social iniciado na Austrália, em 2004, que visa convidar desconhecidos a receber abraços para que se sintam melhores e confortados.

“Gosto muito do objetivo do projeto, que é proporcionar aos outros um conforto, para que a pessoa saiba que pode contar com a outra, que pode dividir alguma questão que esteja passando e não sofrer sozinha”, ressaltou a aluna Maria Luíza Mendonça, do 3° ano do Ensino Médio.

A aluna Ariel Dantas, também do 3° ano, destacou a importância da implantação dos Abraços Grátis no Master. “O abraço é uma atitude tão simples, mas muito importante e que deveria fazer parte do dia a dia das pessoas. Às vezes, depois de um abraço, nos sentimos bem melhores, por isso resolvi participar da ação, para oferecer isso a outras pessoas também”, afirmou.

Correio da Empatia e Escuto Histórias

Também integra o Setembro Amarelo do Master o Correio da Empatia, atividade na qual os estudantes participam enviando e recebendo mensagens de amizade aos demais colegas, numa troca de sentimentos proveitosa e surpreendente.

As cartinhas poderão ser feita até a próxima sexta-feira, 14, e depositadas nas caixas do Correio da Empatia, disponibilizadas nos corredores do colégio. Já a distribuição será feita a partir da semana que vem, pelos voluntários do projeto junto à equipe de Psicologia do Master.

Na próxima quinta-feira, 20, acontece também mais uma edição do Projeto Escuto Histórias, iniciativa que visa criar espaços de troca e ajuda mútua entre estudantes do Master. Durante todo o dia, voluntários ficarão disponíveis em cabines para ouvir desabafo e trocar experiências, na Área de Convivência do Master.

A ideia é criar uma rede de apoio para que os estudantes compreendam a importância de externar os sentimentos. “Contamos com a participação de estudantes, sobretudo dos terceiros anos, que se engajam no projeto como facilitadores das ações e o resultado é impressionante. Os alunos se surpreendem com as mensagens, que revelam sentimentos de admiração e carinho”, complementou Lavínia.