No dia 02 de abril, o Centro de Excelência Master realizou uma série de atividades para marcar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, promovendo reflexões sobre inclusão, empatia e respeito dentro da comunidade escolar.
Com os alunos da Educação Infantil, o tema foi abordado de forma lúdica e adequada à faixa etária. Através de uma árvore decorada com peças de quebra-cabeça, um dos símbolos do autismo, o setor de psicologia representou a diversidade e singularidade das crianças autistas. A atividade incentivou os pequenos a compreenderem que cada indivíduo tem suas próprias formas de interagir com o mundo, reforçando a importância da aceitação e do acolhimento.
Já os alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental Anos Finais foram convidados a contribuir na construção de um Mural Interativo, montado pelo setor de psicologia da escola. O objetivo foi estimular o diálogo sobre a importância da diversidade e da construção de um mundo mais empático, onde todas as pessoas tenham oportunidades iguais.
Para Elaíne Sibaldo, psicopedagoga da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais, iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer a compreensão sobre o autismo e incentivar atitudes mais inclusivas “Esse dia existe para que a sociedade possa compreender os processos de inclusão, complexidade e diversidade com que o autismo se manifesta. A partir da informação, geramos empatia, e a partir da empatia, geramos respeito”, destacou Elaíne.
Com mais essa iniciativa, o Master reafirma seu compromisso com a conscientização e inclusão, criando um ambiente escolar que valoriza a diversidade e incentiva o respeito a todas as formas de ser e aprender.