Unir responsabilidade social e conhecimentos sobre empreendedorismo. Esses são os objetivos da 3ª edição da Feira das Virtudes, realizada na quarta-feira (26), na Área de Convivência do Master.

Durante o evento, os estudantes dos 1°s anos do Ensino Médio administraram pequenas barracas de lanches, onde comercializaram produtos para os demais alunos do colégio, como forma de colocar em prática conhecimentos aprendidos em sala de aula sobre gestão de vendas, análise de despesas, custo e lucro. Além disso, por se tratar de um evento sem fins lucrativos, o valor arrecadado com as vendas é doado para instituições sociais.

O evento acontece desde o ano de 2016 e é organizado pelo Setor de Psicologia do Master, em parceria com a disciplina de Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo (OPEE). A psicóloga responsável pela Feira das Virtudes, Lavínia Andrade, explica como a atividade é desenvolvida entre os alunos e porque leva este nome.

“Durante o processo de transição do ensino fundamental para o médio existe uma preocupação grande com a escolha profissional, então buscamos inserir o empreendedorismo como perfil profissional também, mostrando as competências e habilidades não só técnicas, mas também socioemocionais. Então, eles vivem a experiência de conviver com esse universo, de trabalhar em equipe, compreendendo a importância dos papéis dentro de uma empresa. Também trabalhamos as virtudes pessoais e profissionais deles – por isso o nome -, afinal quando pensamos no profissional, temos que fazer uma análise além da formação técnica, avaliando também as virtudes dele, como, por exemplo, a de trabalhar em equipe”, explicou Lavínia.

Importância

O coordenador do Ensino Médio e um dos idealizadores do projeto, Anderson Peixoto, destaca que a ação leva aos alunos a possibilidade de ajudar ao próximo e ao mesmo tempo colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula.

“É uma atividade que estimula o empreendedorismo. Eles pensam no que irão comercializar, quanto vão gastar com material, por quanto devem comercializar aquele produto para obter uma margem de lucro, além de toda a organização que envolve esse processo. O resultado é um evento organizado, que proporciona uma interação bacana entre eles e estimula o lado social também”, ressaltou Anderson.

A Feira das Virtudes também contou com o projeto do ‘Setembro Amarelo’, onde os alunos participantes distribuíram Abraços Grátis, como forma de promover a amizade e a parceria com os demais colegas. Os estudantes ainda puderam soltar a voz e mostrar o talento na música, com o palco montado no local da atividade.

A aluna Maria Vitória Sakamoto, do 1°B, que participou da Feira das Virtudes com a barraquinha de doces ‘Hawaii Sweet Ocean’, explica como foi a organização do grupo para a participação no evento.

“Planejamos já há algum tempo o que queríamos vender aqui, organizamos os ingredientes e calculamos toda a parte financeira. Hoje, é só alegria em poder participar de um evento tão legal como esse. Gostei muito”, afirmou.

A aluna Giovana Vasconcelos também falou sobre a satisfação de participar da feirinha. “Toda a preparação do evento é muito legal, pois nos reunimos para discutir o que vamos vender, a função de cada um no dia da feira. Além disso aprendemos também um pouco de consciência ambiental, pois buscamos utilizar o mínimo de plástico e papel”, complementou.

Parceria

A 3ª edição da Feira das Virtudes contou com a parceria da equipe do curso de Psicologia da Faculdade Pio Décimo, que participou do evento oferecendo suporte e avaliando os alunos nas questões relacionadas ao empreendedorismo.

“A proposta feita hoje por nós, do curso de Psicologia, junto ao Master, teve o intuito de destacar entre os alunos, aproveitando o momento que eles viviam do empreendedorismo, a importância de aspectos humanos dentro desse processo. O empreendedorismo é uma maneira de inovar na área social e de mercado, mas também é importante fazer essa relação, afinal empresas são compostas por pessoas”, destacou o professor Othon Neto.

A equipe avaliou os aspectos empreendedores dos alunos e aplicou questionários junto às equipes dos 1°s anos. Para a coordenadora do curso de Psicologia, Letícia Mendonça, o objetivo é analisar nos estudantes características afetivas, cognitivas e comportamentais.

“Já temos uma parceria com o Master e viemos na feira para fazer uma ação que pudesse complementar essa iniciativa valorosa que é a Feira das Virtudes, que visa desenvolver nos meninos algumas competências e habilidades referentes ao empreendedorismo. Além disso, discutimos com eles temas ligados aos perfis de empreendedor, não só relacionado ao fato de abrir uma empresa, mas também do comportamento que se desenvolve a partir disso e que colabora com uma serie de outras atitudes na vida pessoal e profissional destes alunos”, complementou.