Como exercitar o autoacolhimento e lidar com as emoções. Foi usando essa temática que a psicóloga Isadora Lacerda conduziu, ao lado da coordenadora pedagógica dos 8ºs e 9ºs anos, Giovanna Péterle, e do coordenador de Esportes Coletivos, Helder Oliveira, mais uma live realizada através do perfil no Instagram no Colégio Master.
Mesmo no período em que todos estão em casa, toda a equipe da escola tem se mobilizado para garantir o suporte aos estudantes, seja levando conteúdos importantes de cada disciplina, ou orientando sobre formas de cuidar da saúde, especialmente, a emocional. Durante a transmissão desta quarta-feira, 1º de abril, a psicóloga Isadora destacou a importância de praticar o autoacolhimento.
“O autoacolhimento é o exercício de reconhecer as emoções sem julgamento, encontrando estratégias para neutralizar as emoções desagradáveis, e buscar empoderar as agradáveis”, explica. Isadora também deu dicas fundamentais para colocar isso em prática. “Desabafar, falar sobre o que está sentindo, validar os pensamentos, pedir ajuda, desenvolver autocompaixão, comer e dormir bem. Tudo isso é importante”, pontua a psicóloga.
A ansiedade e formas de lidar com as emoções também foram abordadas durante a live. “Quando nos encontramos frente a uma situação desconhecida, é natural termos menos recursos para lidar com a imprevisibilidade do momento e sentir a ansiedade aumentar. É dedicar um tempo para si mesmo, criar uma rotina e dividir tarefas, praticar mindfullness [que é quando colocamos toda a nossa atenção naquele momento presente] e yoga, por exemplo”, orienta Isadora.
Além das atividades pontuadas pela psicóloga, o coordenador de Esportes Coletivos, Helder Oliveira, acrescentou a atividade física como grande aliada para o bem-estar do corpo e da mente. “Quem usava a falta de tempo como desculpa, agora tem isso de sobra. Fazer uma atividade melhora a imunidade, mantém o corpo ativo, e ajuda com as resistências musculares. Isso pode ser através de treinamentos de modalidades, brincadeiras entre pais e filhos em casa, a ideia é fazer o corpo se mexer”, afirma.
A coordenadora Giovanna Péterle, que também participou da live, fez questão de destacar como o colégio se preocupa, diariamente, com seus alunos. “O Master é muito além dos resultados e conquistas dos alunos, é uma educação baseada na cultura ética, mas, principalmente, em muito cuidado e atenção”, ratifica.