O Centro de Excelência Master deu início, no dia 1º de setembro, às atividades do Setembro Amarelo, mês dedicado ao cuidado com a saúde mental. A ação, intitulada “Juntos somos mais fortes”, mobilizou alunos do Infantil ao Ensino Médio em um movimento de acolhimento, empatia e valorização da vida.

Logo na chegada, os estudantes da Educação Infantil foram recebidos com balões amarelos e a música saxofone do Tio Bruno, que emocionou as famílias. No Ensino Médio, frases positivas espalhadas pela entrada reforçaram o clima de esperança e motivação: “Espalhe amor aqui”, “Nenhuma tempestade dura para sempre” e “A vida floresce na gentileza” estavam entre as mensagens.

Para os pais, o impacto da ação foi imediato. O advogado Jefferson Carvalho, pai de aluna, destacou a importância do exemplo vivido desde cedo:

“Achei muito interessante, porque acaba estimulando as crianças a terem uma resposta positiva desde o primeiro momento. É importante que elas entendam que podem apoiar outras crianças e também receber apoio quando precisarem.”

A diretora da Educação Infantil e Anos Iniciais, Vaneide Mitidieri, reforçou o compromisso do Master em cultivar pequenas atitudes que fazem diferença: “Hoje a escola está toda movimentada, do Infantil ao Ensino Médio, para mostrar que a vida é feita de gestos simples. Estamos começando o Setembro Amarelo lembrando que todas as vidas importam”.

A psicóloga do Ensino Médio, Camila Barreto, lembrou que esse diálogo tem um significado ainda mais especial para os adolescentes: “Queremos mostrar que a vida pode ser bonita, mesmo diante de tantas transformações. É essencial que os jovens entendam que não estão sozinhos, que podem conversar entre os pares e pedir ajuda quando necessário. A escola é um espaço fundamental para gerar esse acolhimento.”

Na mesma direção, a coordenadora das 1ªs e 2ªs Séries do Ensino Médio, Carla Darlem, ressaltou que o cuidado ultrapassa o aspecto pedagógico:

“Nosso olhar é integral. Buscamos acolher o aluno em todas as suas dimensões: cognitiva, socioemocional e física. Queremos que ele saia da escola fortalecido para intervir na sociedade de forma positiva.”

Os alunos também se engajaram de forma intensa. Pedro Henrique Nazário Soares, do 2º ano B, relatou como a experiência de preparar cartazes com frases positivas teve um significado especial: “Já conheci pessoas que tiveram pensamentos ruins e isso me motivou a participar. Quero que todos entendam o valor da vida, que possamos mostrar empatia e que ninguém precise enfrentar tempestades sozinho. Eu só quero ver as pessoas sorrindo e vivendo da melhor forma possível.”