O segundo semestre começou com novidade no Centro de Excelência Master! As turmas do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais (2º ao 5º ano) e dos Anos Finais (6º ao 9º ano) receberam a inclusão do projeto MundoMaker nas suas respectivas grades curriculares.
As aulas acontecem na recém-inaugurada Sala Maker do Master, onde os jovens podem desenvolver uma aprendizagem mais ativa. Os programas oferecidos pelo MundoMaker trazem como objetivo promover atividades interdisciplinares que colocam o estudante no centro da aprendizagem.
Por meio de propostas de atividades que fazem alusão ao dia a dia das crianças e adolescentes, é possível colocar a “mão na massa” e despertar o espírito criativo dos alunos. Para isso, todo o material de suporte é disponibilizado pelo MundoMaker e aplicado em sala de aula pelas professoras treinadas. São elas: Tatiana de Aquino (2º ao 5º ano), Fabiana Góes (6º e 7º ano) e Sâmela Duarte (8º e 9º ano).
“O MundoMaker se inicia no 1º ano, onde eles vão aprender as ferramentas, conhecê-las e saber suas funcionalidades. Depois, eles irão confeccionar a caixa onde guardarão esses itens, para que a partir do 2º ano, comecem a utilizar essas ferramentas para os projetos, mas primeiro eles precisam entender para que serve cada coisa”, explicou a professora Tatiana de Aquino.
“É uma experiência incrível, sem precedentes, uma nova realidade. Com o MundoMaker, eles vão adquirir mais automonia, descobrir novas habilidades, competências, gostos e interesses. Para o 7º ano, turma que estou responsável, o projeto remete ao surgimento das indústrias”, acrescentou Fabiana.
Projetos
“O Laboratório Maker têm a intenção de desenvolver diferentes habilidades nos alunos como a criatividade, trabalho em equipe, conhecimentos técnicos de eletrônica, programação e marcenaria, além de trazer conhecimentos curriculares de forma prática”, afirmou Sâmela.
A professora dos 8ºs e 9ºs explica que cada equipe irá desenvolver um projeto com uma temática específica e, com o decorrer das aulas, eles deverão criar e desenvolver os projetos mesmo sem conhecer todos os passos, pois a ideia é que o aprendizado aconteça na prática da criação.
“O projeto do 8º ano é o Hitmaker e do 9º é o Wearable. No 8º, vamos trabalhar conceitos musicais e de percussão, além de criar um artefato musical que deverá funcionar de forma autônoma. No caso do 9º, vamos criar uma peça vestível que terá nela embutida um circuito eletrônico. Não posso explicar muito sobre os projetos porque os alunos precisam dessa falta de informação para conseguirem criar sem muita interferência. O fator surpresa é muito importante para o desenvolvimento das ideias Maker”, complementou Sâmela.
Sobre o MundoMaker
Os programas do MundoMaker despertam o potencial criativo e empreendedor do aluno, através de atividades inter e multidisciplinares que o colocam no centro da aprendizagem e o preparam para o futuro.
As práticas são embasadas na Educação Integral e na Aprendizagem Criativa, alinhada totalmente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatizando os valores: Acolhimento, Respeito, Inovação, Excelência e Segurança (ARIES).
A metodologia do MundoMaker já atende mais de 85 escolas, envolvendo um total de mais de 25 mil estudantes participantes das atividades do programa.