As aulas desta quarta-feira, dia 8, foram muito diferentes para os estudantes do Ensino Fundamental II. Com o Master Day, as turmas tiveram momentos especiais para matar um pouco a saudade do colégio e aprender o conteúdo de um jeito divertido, através de jogos e tarefas lúdicas.
O Master Day foi idealizado para levar mais leveza à rotina de estudos que, agora, está sendo totalmente online. O projeto aconteceu simultaneamente para as turmas, com programações específicas planejadas por cada equipe de professores e coordenadores.
Para os 6ºs e 7ºs anos, o que embasou as atividades foi um sentimento atualmente compartilhado por todos que fazem parte da família Master: a saudade. A manhã contou com a participação de colaboradores da escola que integram o cotidiano dos alunos e com quem as turmas têm uma relação especial. Para a coordenadora responsável pelas turmas, Conceição Hora, o momento foi de muita emoção.
“Convidamos pessoas que são importantes no nosso dia a dia na escola e que nos remetem à saudade que estamos do convívio lá, a exemplo de Leto, que é o motorista do transporte, a enfermeira da escola, nossos porteiros, com quem os alunos gostam de conversar sobre futebol. Foi uma manhã emocionante e prazerosa, em que pudemos ‘voltar’ aos corredores do colégio”, revela.
Apesar do saudosismo, a temática caminhou lado a lado com o aprendizado. Os times de futebol participaram das tarefas de Matemática, um quebra-cabeça se juntou às curiosidades sobre chás medicinais nas aulas de Ciências, uma roleta com nomes de minerais ajudou a ensinar Geografia de um jeito divertido.
Interação e conhecimento
Também foi de um jeito descontraído que os 8ºs e 9ºs anos aprenderam hoje. Através de quiz, seriados e filmes, personagens de quadrinhos, super-heróis e jogos educativos, as disciplinas saíram do formato tradicional e transformaram o dia em um momento interativo e dinâmico.
Para a coordenadora Giovanna Peterle, responsável pelas turmas, a iniciativa levou aos alunos o conteúdo de uma maneira mais leve, promovendo o convívio social tão necessário à vida escolar – mesmo que, agora, online.
“Os alunos vão à escola em busca de conhecimento, mas também vão buscando a socialização. O projeto foi pensado para tornar o dia um pouco mais divertido, dinâmico e lúdico, proporcionando mais integração para alunos e professores. Foi um dia de aprendizagem, mas feito de forma lúdica”, avalia Giovanna.