Foram 11 meses de muito diálogo e mediação de conflitos por meio do projeto Paz na Escola! Em atividade desde 2014 no Master, o projeto é desenvolvido junto aos estudantes dos 4os e 5os anos do Ensino Fundamental I e tem como base a crença de que, apenas com o diálogo e com a participação ativa dos alunos, pode-se estabelecer uma convivência cada vez mais harmônica na escola, começando por pequenos gestos e mudanças simples de comportamento.
Ao todo, neste segundo semestre, foram 24 mediadores eleitos pelas próprias turmas, que participaram de reuniões com a psicóloga Gisele e o professor Augusto Petrônio – idealizador do projeto – e trabalharam continuamente para a construção de um ambiente ainda mais saudável em nossa escola. “Estimulamos uma atmosfera colaborativa dentro do Master por meio da mediação e das soluções apresentadas pelas próprias crianças”, explica a psicóloga do Ensino Fundamental I, Gisele Millen.
“O nosso principal objetivo é resolver os pequenos conflitos – que acontecem na sala de aula e são normais num ambiente escolar – pelo diálogo entre os próprios alunos, excluindo soluções baseadas nas agressões física e verbal”, diz o professor Augusto.
E, para encerrar mais um ciclo de mediação no Master, promovemos, no último dia 25, um encontro de despedida da edição 2016.2 do Paz na Escola. Após confeccionarem o biscoito da paz, na Cozinha Experimental com a supervisão da nutricionista Candice Mattos e equipe, nossos mediadores prepararam uma apresentação com a ajuda dos professores Wesley e Luciana Celi, para todos os estudantes do Fundamental I.
Os mediadores cantaram e dançaram a música “Te ofereço paz”, envolvendo toda a turma Master num clima de confraternização e muita paz. Todos os alunos receberam biscoitos confeccionados especialmente para a ocasião, um mimo todo especial para celebrar o sucesso da iniciativa.
Confira alguns dos depoimentos dos nossos pequenos:
“Eu adorei, foi um sentimento muito bom ajudar nos problemas, amei demais!”.
“Eu gostei bastante de ser mediadora, porque eu acho superimportante ajudar ao próximo e aos colegas também”.
“Ser mediadora foi uma experiência muito boa, além de servir como aprendizado”.
“Eu gostei muito dessa experiência de ajudar a melhorar a paz na nossa turma e vários problemas foram resolvidos”.
“Foi uma ótima experiência ser mediadora, as conversas, as reuniões. Amei!”.
“Adorei ser mediador, queria ser para sempre. Gosto bastante de ajudar os outros. Ajudar é o caminho da paz!”.
Parabéns, meninos e meninas!
{igallery id=5486|cid=343|pid=1|type=category|children=0|addlinks=0|tags=|limit=0}