Medalhista olímpico e campeão pan-americano participou de evento no colégio Master, no último final de semana

Quarenta e quatro anos de idade, dois metros e três de altura, quatro medalhas olímpicas, 19 pan-americanas e um histórico de números – e conquistas – inspirador. Um dos maiores ícones do esporte brasileiro, Gustavo Borges é exemplo de superação dentro e fora das piscinas e, mesmo não competindo mais, tem levado conhecimento, motivação e talento a atletas que, assim como ele, lutam pela vitória nas raias dos quatro cantos do Brasil.

O medalhista olímpico se dedica, hoje, à educação aquática, através do método de ensino e aprendizado da natação que, em 2005, desenvolveu em parceria com seus sócios, sob a supervisão do técnico William Urizzi, a Metodologia Gustavo Borges. “O objetivo era propagar a natação e desenvolver a prática desse esporte cada vez mais, então nós adquirimos, num primeiro momento, um trabalho pedagógico, motivacional, de relacionamento com os pais dentro das nossas academias e vimos que podíamos abranger um número muito maior de alunos”, explica o ex-nadador – e hoje empresário – Gustavo Borges.

Sistematizando as rotinas de organização das aulas e aprimorando as estratégias de ensino do esporte, o método é considerado uma das iniciativas mais importantes ligadas ao aprendizado da natação no mundo, e já ensinou mais de 500 mil crianças e adultos a nadar nos quase 400 estabelecimentos credenciados em todo o país.

Hoje, em Sergipe, o método acompanha mais de 300 crianças e adolescentes que praticam a natação no colégio Master, única escola credenciada pela Metodologia no estado. Para acompanhar de perto o desenvolvimento dos jovens nadadores – que, desde 2013, treinam com a MGB -, Borges esteve em Aracaju no último final de semana para participar do evento “Nadando com o campeão”, que reuniu atletas a partir dos 02 anos de idade no Master. “É algo muito prazeroso poder estabelecer essa conexão com as turmas de todos os cantos do país e poder atestar, na prática, os resultados da Metodologia, do nosso trabalho”, pontua o ex-nadador.

Encontro de gerações

No alto dos seus 10 anos, os atletas Victor de Aguiar Carvalho e Yunna Cristal – destaques em competições locais e nacionais, como o Troféu Kako Caminha – não viram Gustavo Borges nadar, mas, ainda assim, conhecem de cor a história do ídolo e encontram nele inspiração para buscar vitórias pelas raias e piscinas do Brasil afora. “Ele é um ícone, não tem como não admirar. Eu quero ser como ele quando eu crescer, uma campeã”, sonha Yunna.

Após uma hora inteira de revezamento com outros estudantes, pais e, claro, com o medalhista olímpico, Victor Aguiar era só felicidade. “Deu até um nervoso porque, afinal, era o Gustavo Borges, não é? Mas foi incrível, eu tô muito feliz em ter tido essa oportunidade e com certeza é um estímulo para continuar treinando, dando o meu melhor a cada competição”, destaca o jovem atleta.

Estímulo que, segundo o coordenador de Esportes do Master, Ricardo Brito, foi o principal objetivo de trazer Gustavo Borges para a escola. “O ano 2016 foi extremamente positivo para a nossa natação, e aproximar os nossos atletas de um ícone do esporte brasileiro é uma forma de mostrar a eles e aos pais, que acompanham essa trajetória de perto, onde eles podem chegar”, pontua Ricardo Brito.

Pai do jovem Victor Aguiar, fã de Gustavo e também atleta, Alex Sandro Carvalho comemora a oportunidade de nadar lado a lado com o ídolo e destaca a importância da presença do campeão pan-americano em eventos escolares como o “Nadando com o campeão”. “É mais importante para mim do que pro Victor, né? É um prazer poder dividir a piscina com ele. Eu faço questão de falar sobre as conquistas do Gustavo pro meu filho, sobre o legado que ele deixou, de fato, mas vê-lo pessoalmente é totalmente diferente. Essa garotada se espelha neles, em atletas olímpicos, então essa convivência, essa proximidade é fundamental”, complementa.

“Aí você vê o quanto é importante essa proximidade, esse contato com as turmas da MGB: eles nunca me viram nadar, mas hoje estão aqui, tirando foto, pegando autógrafo, e isso é muito bacana. É a valorização de um trabalho árduo e de um caminho que a gente trilhou durante todo esse tempo”, agradece Borges.

{igallery id=3888|cid=348|pid=1|type=category|children=0|addlinks=0|tags=|limit=0}