A saúde mental dos alunos é uma preocupação constante do Colégio Master. Para promover o acesso a cuidados importantes com a formação psicológica, a escola realizou a I Jornada de Saúde Emocional. Voltado para os estudantes dos 1ºs e 2ºs anos, o evento aconteceu nos dias 3 e 5 de março, sob organização da psicóloga do Ensino Médio, Lavínia Andrade.

Foram oficinas e mesas-redondas sobre temas relacionados ao dia a dia da juventude, como relações pessoais, ansiedade, álcool e drogas, transtornos alimentares, hábitos na internet, entre outras abordagens. Psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e profissionais de Educação Física foram convidados para ministrar as atividades.

As temáticas, de acordo com Lavínia Andrade, foram escolhidas com foco nas necessidades dos alunos observadas no cotidiano. “Nessa faixa etária, algumas demandas emocionais são mais prevalentes, a exemplo de ansiedade, depressão, questões relacionadas à autoimagem, além da expectativa sobre como lidar com o ensino médio”, pontua.

Segundo a psicóloga, a atividade proporciona aos alunos um autoconhecimento fundamental para a saúde mental e o desenvolvimento dos jovens dentro e fora da sala de aula. “Esse é um trabalho de promoção da saúde, mas também é de prevenção. Um dos objetivos da Jornada foi promover o autoconhecimento, para que os alunos consigam entender o que eles sentem, identificar quando as coisas não estão bem e perceber quando precisam de ajuda”, explica Lavínia.

Para Michelle Carvalho, uma das psicólogas convidadas que conduziu uma atividade abordando ansiedade e depressão na adolescência, a iniciativa do colégio é necessária para melhorar o relacionamento dos jovens com os diversos aspectos do dia a dia, incluindo os estudos. “Essa iniciativa é extremamente necessária pelo momento em que a gente vive. Isso ajuda no aprendizado, porque a ansiedade e a depressão influenciam diretamente no rendimento escolar”, pondera.

Isso, de acordo com o aluno Caio Leite, é um dos grandes diferenciais do Master. Além de proporcionar um ensino de excelência, a escola também cuida do lado emocional dos jovens. Estudante do 1º ano, ele participou das atividades propostas durante a Jornada e reconhece o empenho do colégio também com a preparação emocional.

“Já tive pessoas muito próximas com depressão, e eu mesmo já tive problemas de ansiedade. A atividade abordou temas emocionais fazendo uma alusão a um parque de diversões, e achei genial. Isso é um diferencial da escola. Quando aborda a parte psicológica, é como se trouxesse uma base maior para o aluno, mais segurança para atingir nossos objetivos”, avalia Caio.