“Ler é viajar sem sair do lugar, voar sem ter asas, caminhar sem tirar os pés do chão, sonhar acordado, navegar em um mar de palavras, soltando a imaginação”, a frase de Alice Moura é bastante conhecida entre as pessoas que amam a leitura, mas são os bibliotecários que dão vida, significado e sentido a cada uma dessas palavras. Neste 12 de março, Dia do Bibliotecário, queremos valorizar e demonstrar a importância dessa profissão na formação dos cidadãos, sobretudo os alunos Master.

Estudos mostram que a leitura estimula áreas do cérebro relacionadas à compreensão, linguagem e imaginação, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, especialmente em crianças em idade escolar. A leitura regular também ajuda a expandir o vocabulário e aprimorar as habilidades de comunicação escrita e verbal, além de ser eficaz na redução do estresse e da ansiedade. Estudos mais recentes, inclusive, têm relacionado a leitura de ficções, ao aumento da empatia e na compreensão das experiências vividas por outras pessoas.

Ana Lêda Paiva é responsável pela biblioteca Professora Maria da Conceição Hora Carvalho, direcionada aos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Ela explica um pouco da rotina do profissional bibliotecário. “Nós trabalhamos com a gestão em si da biblioteca. Buscamos os livros que as pessoas precisam, cuidamos para que todos os livros trabalhados em sala de aula contem com pelo menos um exemplar na biblioteca e passamos muitas informações diariamente aos alunos, seja para enriquecer um trabalho solicitado, ou até para fins de conhecimento dos alunos”, disse.

Já de acordo com a bibliotecária Mônica Maria Santos Chagas, que trabalha na biblioteca direcionada aos alunos do Maternalzinho ao 5º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, o trabalho de um bibliotecário é também gerar curiosidade e gosto pela leitura. “Nós trabalhamos muito em parceria com o lúdico e os professores. Desenvolvemos a contação de histórias, junto à professora de leitura e estimulamos a visita à biblioteca para que os nossos pequenos já tenham um primeiro contato com os livrinhos. Já nas séries mais avançadas, acontece o empréstimo individual dos livros, com o objetivo de trabalhar habilidades de responsabilidade e autonomia dos alunos, além das nossas ações de incentivo à leitura, como a Semana do Livro, e a Leitura Compartilhada, que realizamos a cada 15 dias, para que os alunos possam discutir a respeito do livro que leram e estimule os colegas a essa prática tão importante para a formação de todas as pessoas”, pontuou.