Hasta la victoria, chicos! Em um feito histórico, três alunos do Grupo Master foram convocados a participar da Copa Pacífico, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Rafael Aguiar, Octávio Barroso e Lavynya Ferreira embarcam na próxima segunda, 04, para o centro da América do Sul, representando o Brasil e em busca de medalhas que vão elevar o estado de Sergipe a outro patamar na modalidade natação. 

 De acordo com a coordenadora de natação do Centro de Excelência Master, Nathália Moisinho, a preparação dos atletas, realizadas nas raias da escola, foi fundamental para a convocação. “Essa convocação é resultado de todo o processo de evolução deles durante a vida de atleta, sobretudo com a presença do nosso técnico Laerte Ferreira, que também foi convocado, e com Manoel Roseno, que também desenvolve o trabalho pujante com nossos alunos. Agora é só colher os frutos que certamente virão. 

Passa um filme na nossa cabeça de tantas competições escolares, os alunos sempre ali, representando o Arqui e o Master, e agora competição a nível mundial, representando o Brasil só nos enche ainda mais de orgulho por tudo que construímos juntos”. 

 Aprendendo com o Gigante das Águas

 As aulas de natação no Centro de Excelência Master seguem a metodologia Gustavo Borges de Ensino, campeão olímpico de natação. Dentro da metodologia, são trabalhadas diversas habilidades, com uma abordagem pedagógica adequada a cada faixa etária, abarcando alunos desde os primeiros meses de vida até a tão sonhada Touca Dourada, momento em que o aluno está apto a participar de competições de alto nível. 

Regularmente, Gustavo Borges vem até Sergipe para conferir de perto a evolução dos atletas, como fez nos anos de 2016, 2018, 2019 e 2022. Em sua última visita à Capital sergipana, quando celebrou dez anos de parceria com o Master, Borges falou sobre a importância da prática esportiva desde cedo, o que culmina em resultados como os que os alunos apresentam atualmente. “O objetivo é mesmo incentivar o esporte, a atividade física desde cedo como um hábito. A metodologia atende crianças desde pequenas, a partir dos seis meses, e trabalhamos três aspectos: cognitivo, motor e comportamental. A piscina é como uma escola e trabalhamos os pilares escolares dentro da água com os alunos”, explicou o campeão. 

Aluno do Master desde 2012, ainda na Educação Infantil, Rafael Aguiar falou sobre a expectativa de fazer parte da competição. “A convocação para mim foi um motivo de muita alegria, porque é uma honra representar o meu país e eu acho que é o sonho de qualquer atleta que está indo para a seleção brasileira. Eu espero nessa competição ter ótimos resultados, nadar muito bem e quem sabe trazer uma medalha para o Brasil, para o meu estado, para o meu clube e para a minha escola também. Eu queria muito agradecer a toda a equioe técnica que está me ajudando a tornar esse sonho possível”. 

“Eu estou muito feliz e animada, principalmente por ser minha primeira competição internacional, isso conta muito pra mim e tenho certeza que será inesquecível. As expectativas são boas, penso sempre que quem treina e sabe de tudo que fez não precisa ter medo e nem se sentir nervoso mas com certeza vou pro máximo nas provas e curtir a viagem também”, disse Lavynya Ferreira, aluna do Colégio Arqui. 

 Para Octávio Barroso, também aluno do Master, o sentimento é de positividade. “Minhas expectativas estão muito boas, espero obter grandes resultados e aproveitar essa experiência que é o sonho de muitos atletas”, finalizou.