A última sexta-feira, 04, foi marcada por uma noite de superproduções no Master! É que, como parte da programação do último trimestre de aula, promovemos junto às turmas do 9º ano mais uma edição do Anima Master.

Tendo como ingrediente principal a criatividade – e através da técnica de “stop motion” -, ano a ano nossos estudantes produzem animações com temas que envolvem questões sociais, ética e cidadania e reiteram a importância dos cidadãos na sociedade em que estão inseridos.

“Neste ano, nós trabalhamos com eles a gratidão e assunto rendeu trabalhos incríveis. A nossa ideia central com o projeto é despertar em cada um deles, cada vez mais, o pensamento crítico e o sentimento de transformação social: qual o nosso papel na sociedade?”, explica a coordenadora dos 9os anos, Giovana Péterle.

Em 2016, o festival contou com a participação de 171 estudantes que, durante três meses de muita dedicação, desenvolveram cerca de 40 animações, dentre as quais foram selecionadas 14 finalistas para serem exibidas durante a première do dia 04. Além dos curtas-metragens, nossos pupilos produziram, ainda, clipes musicais, trailers de filmes e campanhas publicitárias que arrancaram risadas de alunos e professores que prestigiaram a culminância da última sexta-feira.

“Eu sinto muito orgulho em dizer que 90% do trabalho são de vocês e somente 10% são nosso – dos professores envolvidos com o projeto. O Anima Master é uma iniciativa que, sem o comprometimento, o interesse dos alunos em fazer com que ele aconteça, não daria certo. Por isso, hoje os aplausos são todos para vocês”, discursou Marllon Douglas, professor de Educação Tecnológica.

Sob a monitoria dos professores de Redação, Artes e Educação Tecnológica, nossos jovens cineastas protagonizaram os processos de produção do roteiro, storyboard, produção de cenários e personagens, fotografia – tendo como “bônus” aulas específicas sobre as técnicas de enquadramento, zoom e etc – e edição dos vídeos produzidos para o Anima Master.

“Nosso maior desafio durante esse processo é trazer identidade às criações deles, fazer os meninos acreditarem que as histórias, as criações deles podem, sim, virar bons filmes. É um processo que dura cerca de três meses e é extremamente minucioso, mas, acima de tudo, é brilhante”, afirma a professora Gabriela Santos, da disciplina Artes.

Para a estudante Alice Tinoco, vencedora do Anima Master 2015 e convidada de honra da edição 2016 do evento, o maior trunfo do projeto está no estímulo a habilidades que, ressalta, os estudantes levam para a vida. “O ponto base do Anima Master é a criatividade: na hora de criar os personagens, de escolher os ângulos que vão ‘dar mais movimento’ às fotos, são processos difíceis e que exigem muito jogo de cintura da gente. E esse olhar criativo que a gente exercita durante todas as etapas do projeto é uma característica importantíssima pra nossa vida pessoal e profissional, e é por isso quem, para mim, o Anima Master é um projeto tão incrível”, destaca a estudante.

Confira abaixo a lista dos curtas premiados nesta oitava edição do Anima Master e prepare o fôlego para as próximas produções: em 2017 tem muito mais. Parabéns, turma!

1º – Cavalos

2º – Iack Youtuber

3º – Le Cirque

{igallery id=4152|cid=335|pid=1|type=category|children=0|addlinks=0|tags=|limit=0}