No Centro de Excelência Master, o bem-estar dos alunos é priorizado, tanto quanto o conteúdo acadêmico. Como parte de um projeto contínuo, o setor de Psicologia do Ensino Médio vem promovendo ações que integram afeto e acolhimento, com o intuito de preparar os alunos da 3ª Série do Ensino Médio para o ciclo de avaliações que se aproxima.

O projeto, intitulado Gotas de Afeto, traz, desde agosto, momentos de surpresa e carinho, que têm como objetivo não só aliviar a pressão, mas também fortalecer o vínculo emocional e inspirar os estudantes. Entre as atividades já realizadas, uma apresentação musical de violino tocou o coração dos alunos, proporcionando um momento de calma e reflexão em meio à rotina de estudos.

Além disso, os alunos receberam caixas afetivas, repletas de mensagens de incentivo e carinho, distribuídas pelo setor de psicologia. Outras ações incluíram a distribuição de sonhos de padaria, para os estudantes do pré-vestibular, e a criação de murais com fotos, que celebram as memórias construídas ao longo da vida escolar. Em um gesto emocionante, o coral das crianças da educação infantil também trouxe alegria com uma apresentação especial, reforçando a conexão entre diferentes etapas da jornada acadêmica.

Fortalecendo Laços: A Importância da Conexão

A psicóloga Bruna Vasconcelos, da Educação Infantil, reforçou a importância da integração entre as etapas educacionais: “É um prazer gigantesco estar fazendo parte desse trabalho integrado do Colégio Master. A ideia do encontro para fortalecer ainda mais a parceria, para que não só as crianças como os adolescentes percebessem o quanto o trabalho é uma continuidade. Toda a escola está em parceria e apoiando o processo, inclusive nos momentos de vestibulares. As crianças se apresentam para os adolescentes, transmitindo confiança e acolhimento, pois sabem que eles estão prestes a enfrentar desafios.”

Joana Macedo, aluna da 3ª Série B, expressou sua gratidão: “Achei muito especial e importante para as crianças mostrarem para a gente o percurso que passamos. Gostei bastante.”

Marcos Boson, também da 3ª Série B, comentou: “Achei muito legal a ação do setor de psicologia. Me lembrei quando eu tinha a idade deles e também fui chamado para cantar. Foi muito legal, fiquei muito feliz.”

Ian Ho, igualmente da 3ª Série B, destacou: “Gostei muito dessa ação, especialmente nessa fase em que nosso psicológico está alterado. A sensação de relembrar os velhos tempos foi ótima e me fez sentir gigante, como dizem aqui no Master. Estou muito feliz.”

Essas atividades têm um papel essencial na vida dos alunos, como destaca a psicóloga Camila Barreto, que lidera o projeto: “Os afetos que chegam para nos potencializar são sempre de extrema importância, especialmente nesse momento de transição, quando os alunos estão encerrando um ciclo escolar e se preparando para o próximo desafio. Esse carinho, as palavras de incentivo da família e as ações dos professores reforçam o quanto acreditamos neles e no potencial que têm para realizar seus sonhos. É um estímulo, uma pausa necessária para recarregar as emoções e seguir em frente com ainda mais força.”

O Gotas de Afeto segue com ações planejadas para os próximos meses, mantendo o elemento surpresa que tem encantado os alunos e proporcionando momentos de reflexão e cuidado. Enquanto os estudantes se preparam para o último grande desafio acadêmico da vida escolar, o projeto se faz presente, lembrando-os de que o sucesso é construído não apenas com esforço, mas também com afeto e apoio.