Desde 1997, quando foram criados, os Jogos Internos Master (JIM) têm como principais objetivos estimular a prática esportiva, a interação entre as turmas e a vivência de conceitos como união, companheirismo e superação de limites. Após uma semana de disputas de voleibol, futsal, basquete, tênis de mesa, xadrez, natação e dança, a competição encerrou na quinta-feira, 30 de abril, mais uma edição para os estudantes do Ensino Médio.
Tendo como palco as instalações da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), cerca de 500 alunos protagonizaram um dia marcado pelo clima de confraternização entre nossos estudantes e colaboradores. A culminância dos JIM com a tradicional gincana mobilizou, através de atividades dinâmicas e pra lá de divertidas, as catorze turmas das 1as, 2as e 3as séries do Master. Juntos, alunos e professores revezaram-se em tarefas que estimularam o trabalho em equipe, a cooperação entre os colegas e a competição saudável entre as turmas. Dinâmica essa que, segundo a coordenadora das 1as e 2as séries do Ensino Médio, Amanda Matos, estimula a prática de conceitos importantes para a formação dos adolescentes.
“Um dos grandes objetivos dos Jogos é, justamente, criar entre os meninos um vínculo de união, fortalecimento de amizades, espírito de lealdade, partilha de bons momentos. E isso, é claro, contribui não apenas para a formação cidadã, como tem uma influência no comportamento que eles passam a assumir dentro e fora do Master”, considera Amanda.
Novidade em 2015, a participação dos professores nos Jogos Internos foi um diferencial aplaudido pelos alunos e toda a família Master. Do processo de preparação para as apresentações do JIM Dance – escolha das músicas, elaboração da coreografia, criação dos cenários – à participação nas provas da gincana, a interação entre mestre e aluno foi, para Amanda Matos, uma oportunidade de quebrar estigmas e aproximar ainda mais os alunos da instituição. “Pensamos, ao convidar os professores a participarem das tarefas, em aproximar o professor do aluno, estabelecendo vínculos de confiança, de amizade, de respeito que, com certeza, facilitam muito a troca de experiências e de conhecimento”, complementa a coordenadora.
Iniciativa que, para quem sente na prática os resultados, já começou a render bons frutos. “A relação com os professores melhorou muito em sala de aula e isso foi muito bom para toda a turma. A participação dos professores desde o primeiro momento, ainda nos preparativos para os JIM, muda essa ideia de distância que às vezes existe entre mestre e aluno, e isso tem sido muito legal”, garante Beatriz Carvalho, do 1º ano A.
Do início da manhã até o pôr do sol, uma série de brincadeiras e atividades exigiu dos nossos estudantes muito mais que os conhecimentos adquiridos dentro de sala de aula. A realização de tarefas como “Ritmos Quentes”, “Duelos de Torta na Cara” e “Qual é a Música”, por exemplo, só foi possível graças ao esforço coletivo das turmas que, entre uma atividade e outra, colocaram em prática o tom colaborativo da competição.
“Nós ficamos muito felizes em ver a integração das equipes, o interesse dos meninos, o esforço e a determinação que eles colocam na realização de cada tarefa, seja nos bastidores ou no palco principal. Para nós, que coordenamos e organizamos os Jogos, essa é a maior recompensa a ser alcançada”, explica o coordenador de Educação Física do Master, Ricardo Brito.
Como se o clima de descontração já não fosse suficiente, as tarefas do “Qual é a Música” e “Personagem Oculto” contaram com participações especiais do cover do icônico Sílvio Santos e da cantora sergipana Maysa Reis, que distribuiu simpatia entre a galera Master. Um fechamento de competição e de ciclo com chave de ouro para os estudantes das terceiras séries, que curtiram o último dia dos JIM como quem já diz adeus às experiências escolares.
“A gente tem tentado se divertir ao máximo em todas as atividades que participamos, dando o melhor de nós, fazendo tudo com o máximo de empenho”, comenta Bruna Ehl, do 3º ano A. E nos JIM não foi diferente: “fosse na torcida ou na linha de frente da turma, a gente vibrou muito e durante a gincana o gostinho de despedida só se acentuou”, complementa Raphaella Castro, da mesma turma.
Com pontuação específica a cada prova cumprida, a gincana foi a oportunidade perfeita para que muitas turmas virassem o placar no último dia de competição. Mesmo as equipes com excelente número de pontos acumulados brigaram prova a prova pela vitória que, ao final do dia, foi emplacada pela turma do 3º ano D. Confira abaixo a classificação geral das turmas na edição 2015 dos JIM – Ensino Médio:
1° – 3° ano D
2° – 2° ano D
3° – 1° ano A
4° – 1° ano D
5° – 2° ano B
6° – 3° ano A
7° – 2° ano C
8° – 1° ano B
9° – 2° ano E
10° – 2° ano A
11° – 1° ano E
12° – 3° ano C
13° – 1° ano C
14° – 3° ano B
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