A Robótica Educacional, a princípio, vai muito além da construção de projetos e programação de robôs. Ela proporciona um aprendizado prático que desenvolve no aluno a capacidade de pensar, desenvolver competências e habilidades complexas como o raciocínio crítico e a capacidade de pensar e aprender com as inovações ligadas ao cotidiano.
Trata-se, portanto, de uma metodologia de ensino que tem como objetivo estimular o aluno a investigar e materializar os conceitos aprendidos no conteúdo curricular. Nesse sentido, possibilita que o discente seja capaz de interagir com a realidade, desenvolvendo a capacidade de trabalhar, em equipe, raciocínio lógico, e estimulando a criatividade e o desenvolvimento de habilidades para solucionar situações adversas.
Durante as aulas, nós iremos potencializar a aprendizagem através de projetos desafiadores e engajar os alunos no aprender fazendo, com abordagem STEAM, a qual compreende quatro áreas de conhecimento: ciência, tecnologia, engenharia e matemática, e foco nas competências e habilidades da BNCC.
Em vista disso, a nossa equipe estabelece a preparação dos alunos para Campeonatos de Robótica Interno e para o Torneio de Robótica First Lego League (FLL) Challenge, que desafia os estudantes a buscarem soluções a problemas do dia a dia da sociedade moderna. Os temas trabalhados são diferentes a cada temporada, viabilizando desafios que permitam o educando a repensar espaços para exercícios, competições e brincadeiras.