O Festival Geográfico, realizado há mais de 10 anos aqui no Centro de Excelência Master, ganhou uma nova formatação neste ano de 2023!
Realizada na última sexta-feira, 17, a mostra aconteceu no final da tarde, aberta aos pais e familiares, com o objetivo de proporcionar o acesso às pesquisas e apresentações realizadas pelos alunos dos sextos e sétimos anos.
Nesta edição, além da visitação aos estandes de atividades, foi montada uma estrutura de palco para que os alunos pudessem apresentar números musicais e de dança dentro das temáticas abordadas, que foram as regiões do país e a revolução industrial.
Importância
“Estamos aqui hoje para apresentar a culminância das diversas atividades realizadas por eles durante os últimos dois meses: produção de gráficos, maquetes sobre os temas, e hoje eles mostram o que fizeram para a equipe e para os pais, como vídeos, evolução dos gráficos, banners, além de algumas apresentações no palco”, explicou a professora de Geografia, Jociene Macedo, que é uma das responsáveis pelo evento, com apoio das professoras Maria José (Geografia), Sabrina (Matemática) e Jacilone (Robótica).
O Festival Geográfico é um projeto multidisciplinar, proposto pelas disciplinas de Geografia, Matemática e Robótica, com envolvimento de toda a equipe pedagógica do Ensino Fundamental. No discurso de abertura, o diretor pedagógico, Demócrito Diniz, destacou a importância do evento.
“Os projetos extraclasse e que envolvem disciplinas diversas precisam ser valorizados e vistos, pois acredito que eles contribuem muito para a formação integral dos nossos alunos. É um momento de grande aprendizado para a garotada, pois incentiva a pesquisa, o aprofundamento dos temas propostos e o interesse pelos conteúdos”, destacou.
Participação dos pais e alunos
O aluno Marcos Antônio Campos, do 7º A, que estudou sobre os tipos de cultivo realizados na região Centro-Oeste, falou sobre a experiência do Festival Geográfico. “É bem interessante porque aprendemos coisas diferentes com as pesquisas e temos a oportunidade de mostrar aos pais e a família como um todo”, afirmou.
As estudantes Bruna Simões e Gabriela Franco, do 7º C, apresentaram trabalhos ligados à temática das praias do Nordeste, e explicaram como ocorreram as pesquisas. “Além de falarmos sobre esse tema, após muita pesquisa na internet e em livros, também vamos apresentar um número de dança”, disse Bruna.
O 6º ano A, que ficou responsável pelo aprofundamento nos estudos relacionados à revolução industrial, apresentou uma paródia, além de uma coreografia em grupo, além do trabalho teórico. “Foi um tema muito interessante e rico de ser estudado. Nós queríamos ser criativos e sair do óbvio, por isso trouxemos essas apresentações”, afirmou a aluna Maria Eduarda Afra.
O fato da nova formatação do Festival Geográfico ser aberta aos pais agradou a mãe Mariana Resende. “Eu acho que é muito interessante para o aprendizado dos estudantes, por ser lúdico e diferente. É uma oportunidade, também, não só de assistirmos às apresentações dos nossos filhos, mas dos outros alunos também”, completou.
Confira os registros do Festival Geográfico 2023!