Mais um Festival Geográfico foi realizado nesta quinta-feira, 28, marcando mais de 15 anos de história. Organizado pelos alunos do 7º ano, o evento apresentou uma rica exposição sobre as cinco regiões do Brasil: Centro-Oeste, Nordeste, Sul, Sudeste e Norte. Cada detalhe do festival foi produzido pelos próprios estudantes, desde os banners até as maquetes, que contaram com o apoio das disciplinas de Artes, Maker e Produção Textual.
De acordo com Jociene Macedo, professora de Geografia e Projetos de Formação Humanística, o Festival é a culminância do aprendizado desenvolvido ao longo do ano, mesclando o conhecimento acadêmico e experiências pessoais dos alunos. “Além de trabalharem o conteúdo em sala de aula, os alunos somaram com uma geografia mais afetiva, onde trouxeram as experiências das viagens que realizaram. Quem observar os banners verá não só o que foi estudado nos livros, mas também vivências pessoais nos locais visitados ao longo do ano”, explicou a professora.
Isabela Cunha Menezes, do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, exemplificou essa abordagem ao compartilhar sua experiência na região Norte. “Adoro passar conhecimento! Foi incrível falar sobre minha viagem a Manaus, onde fiz passeios em rios para ver botos e jacarés, conheci comunidades ribeirinhas e uma aldeia indígena. Poder compartilhar essa vivência com meus colegas foi inesquecível”, afirmou. Já Luciana Lente, do 7º A, destacou o impacto do poema que apresentou sobre a natureza e o desmatamento. “Acho que ele ajuda as pessoas a entenderem a realidade do Brasil e aprenderem mais sobre geografia”, contou.
A aluna Luciana Leite, do 7º ano também refletiu sobre sua experiência no festival, que, para ela, foi muito especial. “Eu me sinto muito feliz. Acho que vai ser uma experiência que vai ficar marcada por muito tempo na minha vida. Foi muito legal participar e compartilhar isso com todos”, afirmou a aluna.
Os alunos do 6º ano também participaram do evento, mas como ouvintes. Para Ana Karla Hora, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, o Festival Geográfico é uma oportunidade de troca de conhecimentos e de desenvolvimento de competências importantes, como postura e desenvoltura.
“Os 7ºs anos apresentam as características de cada região para os 6ºs, que participam como ouvintes e se inspiram para as produções do próximo ano. É uma maneira de enriquecer a convivência e o aprendizado, além de possibilitar que os alunos conheçam mais sobre o próprio país”, destacou.