As férias escolares finalmente chegaram! É hora de descansar, repor as energias para o segundo semestre e, claro, brincar bastante! 

Por conta da pandemia da Covid-19, que restringe boa parte de viagens e passeios, a criançada e toda a família precisam se reinventar quando o assunto é diversão.  

“As tão sonhadas férias chegam e, com isso, os pais também já pensam em como alinhar suas rotinas com a rotina de férias da criança, de modo que elas não fiquem entediadas, já que as saídas são mais limitadas neste período. Por isso, é necessário gerenciar horários e atividades, para manter os pequenos se divertindo. Além disso, as férias são um momento super proveitoso para os pais se aproximarem mais da criança e fortalecer os laços”, destacou o professor de Artes, Rogers Nascimento, que contribuiu para as sugestões de atividades para as férias.

Pensando nos dias que os nossos pequenos ficarão em casa, preparamos cinco dicas de atividades que podem ser feitas no lar e que podem resultar em muita diversão e aprendizado. Confira:  

1) Receita em família: que tal colocar em prática os dotes culinários e fazer um bolo? Cozinha pode ser um ambiente perigoso para a criança, mas com supervisão e cuidado, é possível contar com a ajuda dos pequenos para separar os ingredientes, por exemplo. Entre porções de ovos, farinha, fermento, a diversão, com certeza, vai ser garantida! 

2) Fazendo arte: coloque em prática o artista que existe dentro de você! Seja com tinta, lápis, giz de cera ou mesmo com colagens, o importante mesmo é utilizar a criatividade para confeccionar obras de arte! Pensando no meio ambiente, aproveite para utilizar o verso de papéis que você não usa mais, e dê outra utilidade cortando e fazendo mosaico com aquelas revistas velhas que estão guardadas! 

3) Leitura e contação de histórias: Incluir a leitura como atividade de férias também é uma ótima escolha. Aproveite e faça teatrinhos a partir desses livros. As crianças vão adorar! 

4) Jogo da memória: exercitar a memória é muito importante, não só para os pequenos, como também para os papais e vovós! Se você não tem em casa um jogo de memória já pronto, imprima na internet imagens de lugares ou monumentos históricos e se divirta! Lembrando que é necessário imprimir duas vias de cada imagem, para garantir o sentido da brincadeira. Além de trabalhar a mente, você também pode tentar adivinhar onde fica cada lugar e conhecer mais sobre sua respectiva cultura! 

5) Jardinagem: crie hortinhas, plantações de mudas e outras tarefas que estimulem o contato com a natureza. A atividade faz bem para toda a família e ainda pode resultar em legumes, verduras e folhas fresquinhas para o consumo do lar! 

Além das atividades em casa, é possível também, tomando os devidos cuidados e cumprindo os protocolos de segurança, praticar esportes ao ar livre, como bicicleta, patins, nadar ou mesmo jogar bola. As caminhadas em parques, praias e zoológicos também podem ser boas opções. 

Boas férias!