Férias é sinônimo de descanso, passeios e viagens, não é mesmo? Para quem não pretende viajar e vai passar o recesso escolar em Sergipe, é possível se divertir da mesma forma, curtindo passeios culturais aqui mesmo, seja com amigos ou com a família.

Uma opção muito procurada pelos jovens, mas que é interessante para todas as idades, é o Museu da Gente Sergipana. O museu multimídia interativo, inaugurado em 2011, atrai visitantes de todo o Brasil, por ser voltado à exposição do patrimônio cultural sergipano, através de instalações interativas e exposições itinerantes.

Localizado no bairro São José, o espaço já foi comparado aos grandes museus da Língua Portuguesa e do Futebol, em São Paulo, e é uma ótima pedida para quem quer conhecer mais sobre a cultura sergipana. Para mais informações sobre valores e agendamento de visitas, acesse o site: museudagentesergipana.com.br.

Ainda em Aracaju, uma outra opção para quem quer mergulhar a fundo na história da capital sergipana é a visita ao Centro Cultural de Aracaju, localizado na Praça General Valadão, no Centro da cidade. O espaço conta com biblioteca, sala de cultura, museu, teatro e uma sala de cinema, além de atividades culturais diversas, como apresentações teatrais e de música.

São Cristóvão e Laranjeiras

E se a ideia é curtir as férias, há opções culturais também nos municípios mais próximos, como São Cristóvão e Laranjeiras, por exemplo. Convide a família para um dia de lazer e pé na estrada!

Além da visitação dos museus e igrejas históricas, ainda é possível caminhar pelo centro histórico dos municípios e vivenciar um pouco mais da cultura local.

Em São Cristóvão, vale visitar o Museu Histórico de Sergipe, o Museu de Artes Sacras, além da famosa Praça São Franciso, tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Entre um passeio e outro, os visitantes também podem aproveitar para se deliciar com os tradicionais bricelets e queijadinhas, comercializados na cidade alta.

Famosa por suas manifestações culturais, a cidade de Laranjeiras é considerada um museu à céu aberto, e foi por esses e outros motivos que o município recebeu até mesmo um campus da Universidade Federal de Sergipe, voltado para cursos superiores focados em formações culturais e históricas.

No município, os visitantes podem circular pelo centro histórico e visitar unidades culturais, como a Casa de Cultura João Ribeiro e o Museu de Arte Sacra. No local, há também o famoso Museu de Cultura Afro-Brasileira, que no momento se encontra fechado temporariamente.

E aí, gostou das dicas? Desejamos boa férias a todos e momentos de muita diversão e aprendizado!