Eleito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) o país com a melhor educação do mundo, a Finlândia foi o destino escolhido pelos nossos diretores e supervisor pedagógico para uma expedição neste mês de setembro. Desde a última segunda-feira (4), Jorge e Vaneide Mitidieri, Demócrito Diniz e Fernando Monteiro têm explorado a fundo um dos sistemas educacionais de maior referência no mundo.

Dando início à programação no país nórdico, nossa equipe fez um tour guiado à Secretaria Nacional de Educação, onde foi apresentada pelo conselheiro Leo Pahkin às minúcias da proposta educacional que faz da Finlândia um modelo mundial nesse segmento.

Na terça-feira (5), Jorge, Demócrito, Vaneide e Fernando visitaram a mais nova aposta finlandesa, a escola do futuro, Saunalahti. Com padrão diferente das escolas tradicionais, o prédio que acolhe a nova empreitada foi projetado para abrigar melhor e de maneira mais expansiva um novo tipo de ensino, que valoriza a independência dos estudantes e, principalmente, a inserção da comunidade na escola – uma “necessidade” básica para o novo sistema de ensino.

Nesta quarta-feira (6), nossa equipe já esteve na Universidade de Helsinki e na Escola de Formação de Professores – onde participou de uma visita guiada pela diretora da instituição, Marja Martikainen.

Na volta dessa importante expedição, nossos diretores e supervisor pedagógico prometem trazer na bagagem conhecimento e inspiração para inovar e fortalecer ainda mais a proposta pedagógica campeã do Master. Ponto para quem entende que investir em educação é sair sempre na frente!