Os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, das turmas dos 1ºs aos 5ºs anos, estão participando, ao longo do último mês de maio, com conclusão em junho, de visitas preparatórias para a Feira das Profissões 2023, que acontecerá em agosto deste ano.

De acordo com a temática definida para cada turma, os alunos visitaram pontos como o Museu da Gente Sergipana, Parque da Sementeira, a cidade de São Cristóvão e para o dia 12 de junho, está previsto o passeio à cidade de Laranjeiras.

Com a temática das manifestações folclóricas em Sergipe (Artesanato, Literatura Oral e Folclórica, Folguedos e Cordel), os 1ºs anos visitaram o Museu da Gente Sergipana no dia 25 de maio.

Já os 2ºs anos visitarão, em 12 de junho, as plantações da Fazenda Palma, em Laranjeiras, como parte do tema Agricultura de Sergipe (Agricultura de Subsistência e Agricultura Comercial).

Os 3ºs anos visitaram o Horto Municipal, no Parque da Sementeira, em 22 de maio, visto que o tema das turmas é a culinária e as plantas medicinais na cultura sergipana.

Nos dias 26 e 29, foi a vez da visita dos 4ºs anos aos mercados municipais, de acordo com a temática abordada, que é o Comércio em Sergipe (Feiras Livres e Mercados Municipais). No dia 30, os 5ºs anos foram à São Cristóvão, quarta cidade mais antiga do país. O tema da turma é Turismo em Sergipe/São Cristóvão, Nosso Patrimônio/ Sustentabilidade em Sergipe/ O Carnaval Sergipano e as festas juninas sergipanas.

Importância

A coordenadora das turmas e uma das responsáveis pela ação, Jossiene Costa (Tia Jô) explica a importância da atividade preparatória para Feira das Profissões e a escolha do tema. 

“Com a inserção, neste ano, dos estudos sobre a história e a geografia de Sergipe em nossos planejamentos didático pedagógicos, houve um despertar voltado para o fortalecimento e para o sentimento da nossa sergipanidade. Neste ano, também acontecerá a III Feira das Profissões, então pensamos juntos: esse é um convite perfeito para unirmos áreas do conhecimento que são tão distintas, mas, que, ao mesmo tempo, oportunizam-nos a vivência da interdisciplinaridade, da proximidade”, explicou.

Jossiene também reforçou a participação da OPEE nestas atividades, com objetivo de fazer uma relação entre o desenvolvimento de Sergipe e a expansão do empreendedorismo.

“Para consolidar e trazer mais aprendizado científico, fomos e ainda estamos indo a espaços que consideramos verdadeiros laboratórios vivos, a fim de sedimentarmos todo conhecimento conquistado acerca das temáticas estudadas, pois entendemos que a visitação in loco aguça de maneira peculiar a curiosidade e amplia o repertório de ideias e informações no que diz respeito a assuntos específicos. Sem dúvida, está sendo uma construção incrível”, complementou Tia Jô.

Confira alguns registros dos passeios do Fundamental Anos Iniciais!