As turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais encerraram as atividades do Projeto Cofre ao longo desta semana, com visitas em supermercados para o tão esperado momento das compras!

O projeto Cofre é promovido pela disciplina de Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo (OPEE) e, ao longo do ano letivo, eles aprendem sobre educação financeira e economia de forma lúdica, além de poupar valores em cofres individuais.

No final do ano, acontecem as saídas para que eles possam colocar em prática as noções de preço, quantidade e importância do consumo consciente, de acordo com os valores acumulados e a lista de compras pré-estabelecida em sala de aula.

Visitas

As turmas do 2º ao 5º ano visitaram, entre os dias 13 e 16 deste mês, os supermercados Pão de Açúcar e GBarbosa, com objetivo de adquirir itens de consumo. O professor da OPEE e responsável pela atividade, Augusto Petrônio, falou sobre a culminância do Projeto Cofre.

“É um trabalho suplementar da OPEE para que eles comecem a entender mais sobre o que é o dinheiro, além de ter noções do que é caro ou barato, desejo ou necessidade. É nesse momento que colocamos todo o aprendizado em prática e incentivamos os alunos a observarem essas noções que a gente aprendeu ao longo do ano”, explicou.

De acordo com o professor, na ida ao supermercado os alunos são orientados a escolher itens de higiene e uso pessoal e também guloseimas, para que eles exercitem o aprendizado e entendam a importância de adquirir o que é indispensável e de economizar para conseguir adquirir, também, produtos que trazem satisfação e alegria, como chocolates, brinquedos etc.

Confira os registros da culminância do Projeto Cofre aqui no Master!