Quatro estudantes do Centro de Excelência Master, medalhistas da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), foram aprovados no processo seletivo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), voltado aos classificados em olimpíadas de conhecimento.
Os alunos Caio Leite (prata na OBB 2022), Lucas Vasconcelos Góis (prata na OBB 2021) e Ricardo Naves (bronze na OBB 2022) foram aprovados para o curso de Odontologia, e o aluno João Bruno (ouro na OBB 2021) para o curso de Ciências Biológicas, através da pontuação obtida pela olimpíada de conhecimento realizada pelo Instituto Butantan.
A Unicamp implantou há cinco anos a modalidade de Vagas Olímpicas, com vagas destinadas exclusivamente aos estudantes de escolas públicas e privadas, medalhistas ou com ótimo desempenho em competições de conhecimento aceitas pela instituição.
Importância
“Pelo fato da OBB ter um processo muito criterioso, com bastante rigor em suas etapas, isso faz com que as universidades tenham confiabilidade em abrir suas portas para esses medalhistas. A olimpíada é organizada pelo Butantan, um órgão respeitado inclusive internacionalmente”, explicou o professor e coordenador estadual da OBB em Sergipe, Edilton Rodrigues.
Edilton também destacou a importância não só desta, mas das olimpíadas de conhecimento, em geral, ressaltando a necessidade de preparação para o aluno que deseja participar dessas provas.
“As escolas precisam ter um olhar mais de protagonismo para as olimpíadas, não só incentivar as inscrições, mas dar todo o apoio, se envolver no projeto e no sucesso do aluno nas olimpíadas. O Master é pioneiro nesse sentido, pois fornece preparação e incentivo constantes ao longo do ano, com análise das olimpíadas, provas, aulas e revisões. Se as universidades reconhecem o desempenho dos medalhistas como forma de aceitá-los em cursos superiores, precisamos prepará-los da forma correta”, complementou.
Como resultado desse esforço, o Master é a única escola de Sergipe que já levou aluno classificado para a seletiva internacional, realizada no Butantan, em São Paulo. “A expectativa agora é que tenhamos um sergipano na olimpíada internacional, que neste ano acontecerá na Espanha, onde iremos levar quatro alunos brasileiros medalhistas de ouro”, ressaltou Edilton.
Tropa Olímpica
O suporte do Master em relação às olimpíadas de conhecimento de disciplinas diversas é feito por meio da Tropa Olímpica, existente desde o ano de 2017.
O estudante que deseja se aprofundar no universo das olimpíadas de conhecimento é orientado em todas as etapas, desde às inscrições, até mesmo ao acompanhamento de resultados e entrega de premiações. Além disso, o Master também apoia a realização das competições, sediando algumas delas, quando solicitado previamente pela organização, a exemplo da Obmep de 2021, por exemplo.
O objetivo da escola é estimular, incentivar e preparar os alunos para estas importantes avaliações de conhecimento, que auxiliam não só pedagogicamente, mas oferecem também crescimento pessoal e proporciona novas experiências educacionais.