Realizadas anualmente, as atividades de transição de séries representam um importante momento para os estudantes, sobretudo para os que estão em fase de mudança de nível escolar, como por exemplo, os que estão saindo da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, e para os que vão ingressar no Ensino Médio.
Essas atividades têm como objetivo primordial promover uma melhor adaptação aos estudantes, reduzindo impactos, possíveis inseguranças e sentimentos de ansiedade. A ideia é que, ainda no final do ano anterior à nova série, eles possam começar a se familiarizar com alguns membros da equipe pedagógica, como as novas coordenadoras e psicólogas, por exemplo.
Nos dias 11 e 13 deste mês de novembro, foi a vez dos alunos dos primeiros anos, que pertencem à Educação Infantil, participarem das atividades, propostas pelo Setor de Psicologia, de forma virtual através de dois encontros. Tudo para proporcionar segurança e suporte às crianças que estão passando pela transição para os segundos anos, que já fazem parte do Ensino Fundamental I.
A atividade, intitulada ‘O momento da transição’, contou com a participação da diretora pedagógica, Vaneide Mitidieri; da psicopedagoga, Mary Fonseca; das coordenadoras Roseane Melo, Selma Della Guardia e Jossiene Costa; das psicólogas do Infantil, Bruna Vasconcelos, e do Fundamental I, Gisele Millen; e da supervisora de Português, Patrícia Seixas.
“Alguns esclarecimentos sobre o segundo ano foram colocados para os pequenos e pequenas, tudo isso de maneira leve, objetiva e descontraída. É um acolhimento para essas crianças que, ano que vem, irão para o segundo ano. A equipe muda, as disciplinas, e é importante mostrar para eles que isso não representa um fim, mas um novo começo, o início de um novo ciclo. Então, proporcionamos esse início de novos vínculos, apresentamos esses novos rostos para que elas se sintam mais seguras”, explicou a psicóloga do Infantil, Bruna Vasconcelos.
Confira como foram os dois dias de atividades!