Nos últimos dias 30 e 31, as turmas dos estudantes dos 1ºs anos do Ensino Médio participaram de palestras sobre Empreendedorismo. O objetivo da ação foi capacitar e tirar dúvidas dos jovens a respeito do tema, além de prepará-los para a edição deste ano da Feira das Virtudes, que acontece em setembro.
A inciativa foi promovida pelo setor de Psicologia do Master, em parceria com a coordenação do Ensino Médio, e teve como facilitador o coordenador do curso de Administração da Universidade Tiradentes (Unit), José Walter Santos Filho. O palestrante falou com os jovens sobre o comportamento empreendedor, usando exemplos de sucesso e histórias inspiradoras.
“Fui convidado para apresentar conceitos de empreendedorismo para os estudantes, para tratar sobre introdução e noções básicas, para que eles possam aplicar os conhecimentos nos projetos que estão elaborando para a Feira das Virtudes. Trouxe um exemplo de um jovem que desenvolve aplicativos escolares, que possui a mesma faixa etária que eles, para trabalhar o conceito de empreendedorismo através de exemplos. Também conto a minha história como empreendedor e através esses casos, eles podem observar os comportamentos empreendedores”, explicou.
Sobre a Feira das Virtudes
O evento acontece desde o ano de 2016 e é organizado pelo Setor de Psicologia do Master, em parceria com a disciplina de Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo (OPEE). A psicóloga responsável, Lavínia Andrade, destacou a importância da preparação antecipada para o evento.
“O objetivo é aproximar a visão mais técnica do empreendedorismo para os meninos. Durante a conversa, eles também aprendem sobre o funcionamento do curso de Administração a tirar dúvidas sobre o funcionamento de uma empresa e como nascem os aspectos empreendedores. Além disso, aproveitamos para renovar a parceria escola-universidade para que os estudantes já tenham esse contato com a vida acadêmica”, destacou.
Durante o evento, os estudantes dos 1°s anos do Ensino Médio administram pequenas barracas de lanches, onde comercializam produtos para os demais alunos do colégio, como forma de colocar em prática conhecimentos aprendidos em sala de aula sobre gestão de vendas, análise de despesas, custo e lucro. Além disso, por se tratar de um evento sem fins lucrativos, o valor arrecadado com as vendas é doado para instituições sociais.