O evento mais aguardado do ano pelos estudantes do Ensino Médio aconteceu na última quarta-feira, 23 de agosto. A 23ª edição do Festival de Artes foi um sucesso, reunindo os jovens num show de talentos na música, audiovisual, artes visuais, dança, teatro, poesia e apresentação de projetos solidários, com a temática ‘Tik, fica ligeiro. Tok, tutoriais Master’.
O Festival de Artes deste ano de 2023 aconteceu no Iate Clube de Aracaju com a participação dos alunos das primeiras, segundas e terceiras séries, e com organização do professor de Artes, Milton Coelho, do setor de Marketing e Eventos do Master, além do suporte de toda a equipe pedagógica e coordenações.
Ao longo de toda a tarde e início da noite, os estudantes participaram e puderam assistir às diversas apresentações musicais, trazendo um alto nível de som, voz e repertório, com grandes sucessos da MPB, Pop e Rock nacionais e internacionais. Entre as bandas, também foram veiculados vídeos curtos dos projetos solidários realizados pelos alunos, de apoio à causa animal, aos idosos e à doação de sangue, por exemplo.
Também foram exibidos curtas produzidos nas aulas de artes do professor Felipe Godoy, além dos curtas preparados para o próprio festival, apresentações de poesia, dança e teatro. Todos os números foram avaliados criteriosamente pelo corpo de jurados.
“É um prazer imenso realizar, mais uma vez, o Festival de Artes. Agradeço profundamente a todos os artistas e todos os gestores, toda a equipe que faz acontecer esse evento. Tivemos apresentações artísticas muito boas, além da produção audiovisual que vem crescendo e as exposições de artes visuais com elementos importantes sobre a temática que utilizamos esse ano”, ressaltou o professor Milton.
Participações
Veterano no Festival de Artes, onde participou pela terceira vez, o aluno Gustavo Campos (3ºB) falou sobre suas produções no evento. “Trouxe uma exposição voltada ao Design de Personagens, que é uma área que gosto muito de estudar. Desde 2019 estou criando a animação Arcadia e seus personagens e hoje trouxe aqui a evolução deles até hoje. Também participei da apresentação musical trazendo cover e música autoral”, explicou.
A participação dos pais, que vem crescendo a cada ano, foi um dos destaques desta edição de 2023. Ana Isabel Fonseca, mãe de Rebecca Fonseca (1º), esteve no local dando apoio e motivação ao projeto produzido pela jovem. “O Festival de Artes é um evento muito importante, que tira um pouco os jovens de casa, da rotina de escola e do tempo excessivo no celular. Eles param um pouco para desenvolver esses projetos, ensaiar, é muito bom”, afirmou.
Com apresentações solo e com a banda New Romantics, a aluna Júlia Mendonça (3ºD) falou sobre a alegria de participar pela primeira vez do festival. “Ensaiamos bastante, sempre nos encontrávamos aos fins de semana para tentar trazer aqui hoje o nosso melhor. Fiquei um pouco nervosa, o que entendo ser normal, mas avalio de maneira bem positiva tudo que apresentei”, complementou.
A estudante Bianca Machado, que apresenta trabalho pela segunda vez no festival, neste ano trouxe a produção de um curta-metragem, com produção própria e participação de toda sua família. “Em 2022 eu lancei um livro aqui, foi muito legal, e desta vez trago a produção audiovisual, o curta Constelações. A ideia veio a partir das perguntas que meu irmão menor me fazia, que eram simples e óbvias, mas ao mesmo tempo complexas. O curta foi todo produzido por mim, inclusive a ilustração e, particularmente, gostei muito do resultado”, ressaltou.
Estandes
Além das exposições de artes dos estudantes, o setor de Psicologia também elaborou uma ação voltada aos alunos, o cantinho e espaço da Bricolagem. A ideia, segundo a psicóloga responsável, Camila Barreto, foi de criar um lugar para que eles pudessem se aproximar e criar sua própria arte ali mesmo no momento do evento.
“O conceito foi de ‘puxe a cadeira, sente e fique à vontade para fazer, você mesmo, a sua arte’. Um modo de trazer afeto e aconchego, enquanto as apresentações e as exposições de outras artes ocorriam. Foi a minha primeira participação nesse evento e agradeço a todos”, disse Camila.
O festival também recebeu estandes da Livraria Cultura; da Feirinha ERER, voltada ao fomento do afro-empreendedorismo; e do lançamento do livro A Gata Josefa, do escritor e professor Figuerôa. O evento contou também com a praça de alimentação da Cantina Alemã e dos Frutos de Goiás.
Confira os registros do Festival de Artes 2023!