Estudantes do 1º ao 5º ano, que fazem parte do Ensino Fundamental I, participaram, ao longo deste mês de novembro, da culminância do Projeto Cofre, uma atividade proposta pela disciplina de Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo (OPEE), em parceria com a coordenação pedagógica.
O objetivo do projeto, que é trabalho durante todo o ano letivo, é de trazer teoria e prática aos alunos no que diz respeito à administração das finanças e de noções do valor do dinheiro.
“No início do ano, solicitamos um cofre na lista dos materiais didáticos, para cada aluno, e todos os meses eles realizam as contribuições em seus respectivos cofres. Nas aulas, conversamos sobre as noções básicas de finanças, de como poupar e planejar os gastos. Conceitos do que é caro e barato”, explica o professor e idealizador da ação, Augusto Petrônio.
Ao final do semestre letivo, os estudantes participam de idas ao supermercado, para efetuar as compras, de acordo com as listas pré-elaboradas e os valores acumulados ao longo do ano.
“A ida ao supermercado é um evento, algo que eles esperam ansiosamente durante todo o ano. Uma ação simples, mas que eles adoram, porque aprendem muito conferindo os preços, o que conseguem comprar com os valores que possuem. Começam a calcular o que compensa, ou não adquiris. É uma experiência bastante interessante que proporciona autonomia, poder de decisão e de escolha”, complementou Petrônio.
Confira os registros das idas ao supermercado das turmas do Fundamental I!