Duas equipes de estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais do Centro de Excelência Master participaram, nos dias 25 e 26 de fevereiro, do Campeonato de Robótica First Lego League (FLL), realizado em São Bernardo do Campo (SP).

Os dezenove alunos foram pré-selecionados e estavam em processo de preparação desde o mês de novembro de 2022, dos projetos voltados à temática da Energia.

Nos dias de participação no evento, as equipes Jarvis e Shield puderam apresentar suas propostas de inovação para o setor energético, além de apresentar os robôs desenvolvidos para o torneio, além de diversas outras atividades.

Experiência

Os estudantes viajaram ao lado dos professores de Robótica das turmas, Marllon Douglas, Sâmela Duarte e Jacilone Alves. Sâmela avaliou como positiva a participação dos jovens no evento e falou sobre a maturidade que campeonatos como esse promovem aos estudantes da disciplina.

“Lá, eles puderam lidar com as emoções, com momentos de crise e a responsabilidade, porque tudo lá são eles que fazem. A gente não pode mexer em nada, senão eles perdem ponto. Então, essa noção de responsabilidade, de trabalho em equipe é muito importante. É uma construção que, inclusive, eu não vejo em outros tipos de competições.

Além disso, eles se aproximaram muito, então fizeram amizades, alunos que têm muita dificuldade de fala, de comunicação, iniciaram sem falar com ninguém e terminaram a viagem conversando, rindo, brincando”, explicou. “O evento foi incrível, foi maravilhoso e os alunos ficaram muito felizes. Eles foram elogiados por muitos profissionais da área. Lá no campeonato, eles primeiro ficam separados por estandes e aí as pessoas vão passando, pessoas do próprio SESI, alguns profissionais que são convidados, juízes, outros alunos mesmo. Então, vários profissionais ressaltavam que eram projetos realmente aplicáveis”, complementou a professora.

FLL

O FLL é promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), com objetivo de desafiar estudantes de 9 a 16 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna, por meio de temas pré-estabelecidos pela organização.

Os jovens, liderados por dois adultos, precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Para participar, os times devem ter de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos.

Veja os registros da participação dos estudantes no campeonato!