SERVIÇO INTEGRADO DE PSICOLOGIA

ENSINOS FUNDAMENTAIS I E II

GISELE MILLEN MENDES

MIRIAM TOMAZ BARÃO

 

ESCOLA DE PAIS

CONVERSANDO SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA E NA FAMÍLIA

 

Aconteceu no dia 19 de setembro, a Escola de Pais, onde as psicólogas Gisele Millen Mendes e Miriam Tomaz Barão abordaram o tema Conversando sobre sexualidade na escola e na família. O encontro teve como público alvo os pais dos alunos dos Ensinos Fundamentais I e II, abrangendo os 4º, 5º, 6º e 7º anos.

Foram abordados subtemas como a precocidade, a necessidade de orientação familiar e escolar, diante das informações e estímulos que os alunos recebem. A finalidade dessa abordagem foi a de orientar os pais sobre a importância de se respeitar as fases do desenvolvimento, as quais precisam ser vivenciadas intensamente, já que são necessárias e imprescindíveis para o processo de maturação saudável.   Esse processo só pode acontecer se houver uma boa evolução da sexualidade, a qual interfere na formação da personalidade, dependendo da interação com os pais, dos fatores culturais, sociais, morais e religiosos, entre outros.

Discutiu-se, também, sobre as fases que envolvem a sexualidade e suas características. O momento foi importante para se refletir sobre como a sexualidade dos pais pode afetar na forma de se educar e orientar os filhos.

Foram citadas as atitudes de nossos alunos de acordo com os níveis de ensino, alertando para alguns comportamentos que podem ser prejudiciais devido à imaturidade deles, aumentando os conflitos já inerentes às mudanças, as quais causam desconforto e estranheza por si só.

As psicólogas relataram suas intervenções individuais e coletivas em relação à sexualidade, que são consideradas fundamentais para a consciência, informação, responsabilidade e respeito com o próprio corpo, com as emoções e sentimentos de si mesmo e do outro.    

O encontro foi finalizado mostrando aos pais que a orientação da sexualidade precisa fazer parte do processo educacional da família e da escola, com uma comunicação aberta com os filhos/alunos, diante das demandas atuais.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos pais presentes, bem como deixar registrado alguns depoimentos feitos por pais.

“Parabéns pelas orientações. Foi muito válido.”

“É um tema muito interessante e merecia mais encontros ou um maior tempo.”

“Foi bom participar e saber que a escola está preocupada com esse projeto de sexualidade.”

“Adorei a palestra, extremamente importante.”

{igallery id=988|cid=135|pid=1|type=category|children=0|addlinks=0|tags=|limit=0}