O Grupo Educacional Master proporcionou às equipes pedagógicas dos colégios Master e Arqui uma palestra a respeito dos desafios do uso da Inteligência Artificial na Educação.

Ministrada pelo diretor do Sistema Ari de Sá (SAS), Ademar Celedônio, a palestra aconteceu na última quinta-feira, 11, no auditório do quarto andar, trazendo a temática “IAgora? Compreensões e impactos na Educação”, reunindo cerca de 250 professores.

Dando boas-vindas ao convidado e aos presentes, o diretor geral, Jorge Mitidieri, falou sobre a satisfação de promover momentos de capacitação como este. “É com alegria que recebemos hoje o nosso parceiro do SAS para trazer essa temática tão importante. Quero reforçar, também, que qualquer necessidade que vocês tenham, comunique à direção. A escola não vai medir esforços em fazer os investimentos necessários”, destacou. Também estiveram presentes os diretores José Arari, Demócrito Diniz, Fábio Noronha, a diretora Vaneide Mitidieri e o supervisor pedagógico, Fernando Monteiro.

IA na Educação
Ao longo da palestra, Ademar Celedônio fez uma viagem à história da tecnologia, da evolução dos equipamentos, destacando temáticas importantes a respeito do uso da internet, do celular e das novas plataformas.

Além do uso de Inteligência Artificial em textos, imagens e vídeos, Ademar também trouxe a discussão importante a respeito de uma provável futura correção de questões de provas de seleção para o ensino superior a partir do suporte da IA.

“Feliz em estar no Master, parceiro do SAS há muitos anos. Hoje tratamos sobre IA, nos concentramos muito nos impactos em sala de aula, seja em metodologias ativas, criação de texto pelo Chat GPT, mas também sobre o que é de fato a nova criatividade, os elementos que essas plataformas trazem e a importância das habilidades emocionais. Falamos muito de inteligência artificial mas também de humanidades, uma forma de trazer esse equilíbrio. Afinal, o cidadão do futuro vai ser aquele que souber boas habilidades cognitivas associadas às habilidades socioemocionais”, explicou Ademar.

Importância
Para a professora de Inglês do Arqui, Sarah Bini, o momento promovido pelo Grupo Master é essencial para promover uma reflexão aos profissionais de Educação. “Temos que nos incluir na realidade dessa nova geração. Pensar em inteligência artificial é extremamente assustador, mas quando vemos como ela está se desenvolvendo, já é uma realidade, entendemos que precisamos usá-la como uma ferramenta. Precisamos nos letrar sobre essa ferramenta para que possamos ensinar aos nossos alunos”, explicou.

O professor de História do Master, Paulo Teles, também ressaltou a importância da temática da IA no ambiente educacional. “A formação continuada de professores é fundamental. Quem se dedica a ser professor, deve se dedicar a sempre estar se transformando e aprimorando. IA e novas tecnologias já fazem parte da nossa realidade, então quanto mais tivermos a oportunidade de nos qualificarmos, de ter acesso à diálogos construtivos como esse proposto pela escola e pelo palestrante, é de vital importância e de excelente crescimento para nós”, complementou.

“Uma palestra muito elucidativa, que trouxe muitas questões que realmente são do interesse não só dos professores, mas do funcionamento da escola como um todo, sobre como as novas tecnologias estão impactando no ambiente escolar. Foi muito proveitosa a manhã de hoje”, acrescentou o professor de Filosofia, Marcus Éverson.

Confira os registros da palestra!