Desde o primeiro semestre, as turmas do Ensino Fundamental II têm sido convidadas pelo setor de Psicologia à reflexão dos aspectos que marcam a transição entre a infância e a adolescência. Além de palestras sobre o tema, nossos alunos participaram da pesquisa “resgatando nossa história para compreender a adolescência”, que teve resultado exposto no último dia 19, durante atividade capitaneada pela psicóloga Miriam Barão junto às turmas dos 7os anos.

“Através do questionário – que abordou questões como amizade, brincadeiras, atitudes individuais e suas repercussões no grupo, imagens da infância e da adolescência -, nossos alunos puderam refletir sobre a sua própria identidade, e aprofundar a percepção de si próprio”, destaca Miriam Barão.

Durante o encontro, os estudantes discutiram, ainda, a questão da amizade – através da qual a psicóloga discutiu pontos como as qualidades e habilidades individuais, atitudes de passividade ou autoridade, qualidade dos afetos, postura de inclusão e exclusão, egoísmo ou altruísmo e dialogou sobre a importância da manutenção das relações dessa natureza para o favorecimento dos vínculos sociais.

“Em meio a isso tudo, concluímos a ação com a troca de mensagens entre aqueles que perceberam a necessidade de se desculpar ou tentar uma reconciliação, resgatando o que existe de mais belo entre os seres humanos, que é a amizade”, conclui Miriam Barão.