Elemento importante no processo de formação dos nossos pupilos, o esporte foi pauta principal na última sexta-feira, 26, durante a 6ª edição do Festival de Ginástica Rítmica do Master.
Em clima de confraternização esportiva, mais de 200 atletas de cinco colégios da capital apresentaram um show de graciosidade, talento e superação que entusiasmou a plateia presente na edição 2016 do evento.
Após a execução do Hino Nacional e do desfile das cinco escolas participantes do Festival, nossas anfitriãs fizeram as honras da casa e – com uma apresentação marcada por graciosidade e harmonia em cada movimento – deram início ao espetáculo de dança, cores e sincronia que tomou o Complexo Desportivo de nossa escola.
“Ano a ano, quem prestigia o Festival tem a oportunidade de vivenciar um momento mágico no Master. São apresentações belíssimas, elaboradas e executadas com muito empenho e dedicação dessas meninas que, mesmo em meio a todo o nervosismo que antecipa as apresentações, nos presenteiam com sorrisos e movimentos graciosos, dignos das grandes ginastas do nosso país”, destaca a diretora Pedagógica dos Ensinos Infantil e Fundamental I do Master, Vaneide Mitidieri.
Ao som do pop de Taylor Swift, dos clássicos do rock ou do batuque dos ritmos latinos, as jovens atletas protagonizaram um festival democrático em todos os aspectos. Em contraste aos movimentos quase perfeitos das ginastas mais experientes, as atletas pequeninas, como sempre, fizeram um show à parte: com os passinhos ainda desengonçados e a doçura no olhar e no sorriso de cada uma delas, nossas mini ginastas arrancaram suspiros dos papais e mamães presentes no Festival.
“É justamente por valorizar as características e habilidades de cada atleta pertencente a diferentes faixas etárias que o Festival de GR do Master tornou-se um sucesso dentro e fora da nossa escola. O nosso objetivo aqui é celebrar a diversidade e promover a confraternização entre os atletas através do esporte”, explica o coordenador de Esportes dos Ensinos Infantil e Fundamental I, Antônio Francisco.
De uma geração à outra
Hoje na arquibancada, a enfermeira Renata Barros encontrou no Festival de GR do Master um lembrete emocionante dos 18 anos que viveu nos tablados da ginástica rítmica. “Assistindo à apresentação da minha filha, eu estou revivendo a minha grande paixão”, explica emocionada a mãe da ginasta e aluna Master, Giovana Reis.
“Com certeza isso me influenciou na hora de optar pela ginástica rítmica”, comenta, divertida, a atleta. “Mas não foi o único motivo: a GR me ajudou em muitos aspectos, me tornou mais madura, mais responsável”, complementa Giovana.
Técnica nas horas livres e fã número um da jovem atleta, Renata destaca o papel da GR no crescimento pessoal da menina. “O esporte forma caráter, promove integração, é vida. No caso da Giovana, a ginástica tornou a minha filha uma criança mais responsável. Hoje ela sabe que tem que se dividir entre os treinos e os estudos sem que nenhum dos dois saia prejudicado. O desempenho dela em quadra tem evoluído e as médias continuam as mesmas, o que nos deixa muito orgulhosos”, comenta a mamãe coruja.
Atenta aos passos e coreografias das cerca de 200 atletas participantes do Festival, Anne Caroline Barreto, do colégio Dinâmico, era só ansiedade com a participação no evento. “A gente ensaia muito, se dedica bastante e, quando chega aqui, quer que saia tudo perfeito, é claro!”, explica Anne Caroline.
Aos 11 anos de idade, seis deles dedicados à ginástica rítmica, a atleta traz na bagagem experiências adquiridas ao longo de competições e festivais – como o do Master – e, ainda, amizades construídas através do esporte. “Isso é que é legal nos eventos que a gente participa. Nos que a gente compete, nem sempre dá para ganhar uma medalha, por exemplo, mas nós conhecemos gente nova e, muitas vezes, criamos novos amigos com gente que, não fosse a GR, nós talvez nem conhecêssemos”, ressalta a jovem atleta.
E neste clima de integração, as pequenas atletas ratificaram o que os organizadores do evento consideram ser essencial para a formação dos estudantes. “Promover, através do esporte, uma confraternização entre os nossos alunos e os alunos de outras escolas é o nosso objetivo com o Festival de GR. Isso engrandece a formação social deles, e essa é, sem dúvida, uma das principais preocupações do nosso colégio para com a sociedade”, enfatizou Demócrito Diniz, diretor Pedagógico do Colégio Master.
{igallery id=2897|cid=298|pid=1|type=category|children=0|addlinks=0|tags=|limit=0}