O pátio do Colégio Master se transformou, nesta quinta-feira (27), numa seção eleitoral bastante inusitada e cheia de fofura. Durante toda manhã, os alunos da Educação Infantil participaram da votação do projeto Eleições no Jardim, realizado desde o ano de 2014, com o objetivo de despertar nas crianças o interesse pela política e pelo voto consciente.
O processo é iniciado no mês de março, quando eles começam a pesquisar e escolher os candidatos ao pleito eleitoral, que devem ser bichinhos que vivem no jardim. Para este ano, foram escolhidos para a disputa de Presidente do Jardim a Joaninha, a Abelha e a Borboleta.
Cada turma fica responsável por elaborar a campanha lúdica de cada um dos candidatos, com a confecção cartazes, jingles e panfletos. Além disso, os estudantes confeccionam, com o auxílio dos professores, seus próprios títulos de eleitores.
No dia da eleição, que simula uma votação real com mesário e urna eletrônica, eles exercem a cidadania votando no candidato com o qual se identificam para liderar o jardim. De acordo com a organizadora do projeto, a professora Ana Patrícia Martorelli, a ação funciona como instrumento de inserção das crianças no mundo da política, para que elas entendam, desde cedo, como funcionam as eleições brasileiras.
“É um projeto muito importante não só do ponto de vista educacional, mas também social, onde eles têm, muitas vezes, o primeiro contato com a política e aprendem, mesmo que de forma lúdica, o que é uma eleição, uma urna eletrônica, um título de eleitor, além de perceber a importância dos políticos para o Brasil”, destaca Ana Patrícia.
A pequena aluna do Infantil III, Maria Beatriz Carvalho, falou sobre a importância de participar do projeto e aproveitou para fazer propaganda do candidato dela. “Gostei muito de votar e estou torcendo pela Abelha, pois ela vai cuidar muito bem do nosso jardim”, afirmou.
Ao final da votação, foi anunciada a grande vencedora e Presidente do Jardim eleita pelos alunos: a Borboleta. Confira os cliques da votação dos nossos pequenos estudantes e eleitores conscientes!