Durante o mês de setembro deste ano, as turmas dos 2ºs aos 5ºs anos, que fazem parte do Fundamental I, participarão das Eleições Master, projeto que busca desenvolver conceitos iniciais de política e do funcionamento de uma eleição aos alunos. Toda a estrutura do projeto é pensada com base na proteção aos animais, a fim de dar um tom lúdico ao decorrer da aprendizagem do processo. 

O tema das Eleições Master para o Ensino Fundamental será ‘Pela Proteção aos Animais’, onde os partidos políticos serão representados pelos diversos biomas brasileiros e os alunos ajudarão a eleger o presidente e o governador da fauna brasileira.  

“Para tanto, é necessário compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive e elaborar propostas pensando na conservação do meio ambiente”, ressalta a idealizadora do projeto e professora de Tecnologia do Cotidiano, Patrícia Martorelli. 

Neste sentido, haverá candidatos para os cargos de governador e presidente, bem como a construção de diversas chapas e partidos. Para os candidatos, foram escolhidos animais que representam a fauna brasileira, como pica-pau amarelo, arara-azul, lobo-guará e a onça-pintada. Já para os partidos, as opções são alusivas à flora nacional, a exemplo dos partidos Amazonia, Cerrado, Caatinga e Pantanal. 

“E essa é uma oportunidade não apenas para debatermos os processos e a importância dos processos eleitorais, mas também de dialogarmos sobre temas referentes à proteção da natureza”, salienta a professora Patrícia.  

Etapas das Eleições Master 

A primeira etapa ocorreu de 5 a 9 de setembro, com a divulgação do projeto junto às famílias e alunos, apresentação dos candidatos e sorteio dos candidatos de cada turma. Nessa fase, os alunos também pesquisaram sobre os candidatos e participaram de rodas de conversa sobre a importância dos biomas brasileiros para o equilíbrio ambiental de planeta. 

Na segunda etapa, que acontece entre os dias 12 e 20 de setembro, é realizada a preparação do material de campanha (slogan, cartazes e santinhos), divulgação nas redes sociais e confecção dos títulos eleitorais. 

De 21 a 26 de setembro, será realizada a 3ª etapa, com a divulgação dos candidatos de cada chapa partidária e convite à comunidade escolar para a votação, no dia 27 de setembro, que será a culminância do projeto Eleições Master.  

“Os alunos poderão exercer o voto, após todo processo de pesquisas e debates que construímos nas etapas anteriores. Utilizaremos uma réplica da urna eletrônica para tornar todo a experiência a mais próxima possível do pleito eleitoral de verdade. Na oportunidade, a votação se estenderá à família das nossas crianças”, salienta Patrícia Martorelli.