As turmas da Educação Infantil do Centro de Excelência Master participaram, entre os dias 21 e 25 deste mês de março, da Semana do Circo – uma programação inteiramente dedicada ao Dia do Circo, celebrado em 27 de março.
A Semana do Circo acontece todos os anos, por meio da disciplina de Psicomotricidade, com objetivo de demonstrar as habilidades aprendidas pelos pequenos alunos, através dos conceitos circenses.
Neste ano, a programação foi iniciada com a recepção dos personagens do grupo Gamões, que alegraram as crianças fazendo um verdadeiro convite ao mundo lúdico do circo.A Semana do Circo também contou com a presença da Aldeia Circo, que promoveu diversão e atividades, como o uso do tecido acrobático, malabarismos, pernas de pau e carreteis, além, é claro, de muitas acrobacias.
Houve, também, duas aulas abertas de Psicomotricidade, onde os pais dos alunos puderam assistir às apresentações e as habilidades motoras adquiridas pelas crianças.

Importância

Mãe do aluno Rodrigo Mendonça, do Infantil I A, Jaciara Mendonça ressaltou a importância da presença dos pais em eventos como este. “O Master está de parabéns pela iniciativa de nos convidar, achei ótimo. Meu filho está aqui desde o Maternal I e estamos gostando muito”, destacou.
Pai da pequena Marina Costard (Maternal I), Leonardo Costard falou sobre a importância da Psicomotricidade, bem como o evento aberto aos pais. “É excelente a ideia de nos convidar para acompanhar de perto momentos como esse, ver o desenvolvimento deles. O evento foi excelente e muito organizado”, complementou.
O Master é pioneiro na oferta da Psicomotricidade dentro do ambiente escolar e promove os conceitos desta ciência desde quando implantou a Educação Infantil, no ano de 2006. Para a diretora pedagógica do Infantil e Fundamental I, Vaneide Mitidieri, é motivo de orgulho proporcionar esta atividade às crianças do colégio.
“Todos os anos, dedicamos uma semana ao circo, onde trabalhamos a Psicomotricidade. É uma aula importantíssima para as crianças, porque trabalha conceitos como coordenação motora, lateralidade e equilíbrio, dentre diversos outros pontos fundamentais. Esse ano também trouxemos a Aldeia Circo com oficinas e o objetivo é mesmo trabalhar todo o corpo, o movimento, por meio das atividades circenses”, afirmou a diretora.

Psicomotricidade

Criada sobre os pilares da espontaneidade, afetividade e aprendizagem significativa, a Psicomotricidade – ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento e em relação aos seus mundos interno e externo – é utilizada como ferramenta pedagógica no Centro de Excelência Master.
Ministradas pela professora Janaína Lee, especialista em Psicomotricidade, as aulas abrangem habilidades psicomotoras como o equilíbrio, coordenação, tônus, noções do corpo no espaço, lateralidade, associadas a habilidades sociais e afetivas como capacidade de espera, de escuta, planejamento motor e autonomia.
Janaína explica sobre as atividades propostas pela Semana do Circo. “A aula aberta de Psicomotricidade é uma oportunidade que criamos de mostrar aos pais um pouquinho do que é desenvolvido na Psicomotricidade escolar, a forma de trabalho, os objetivos e um pouco do que é a dinâmica das aulas. Para isso, utilizamos o circo que significa movimento, ação e expressão corporal como temática, pois se aproxima do trabalho corporal que é a base da psicomotricidade”, destacou a professora.

Confira os cliques da Semana do Circo!