Para marcar a culminância do conteúdo artístico da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, o Centro de Excelência Master promoveu, nos dias 26 e 27, a ‘Vernissage: A Magia da Aquarela’.
A exposição das telas produzidas pelos estudantes é inspirada na técnica de aquarela. Para isso, eles receberam diversas orientações ao longo do ano, além da visita do artista sergipano Brunno Garotto, que conversou com as turmas sobre a técnica.
A Vernissage foi aberta aos pais, que puderam conferir de perto as artes produzidas pelos pequenos e a evolução deles nos processos artísticos.
A Vernissage faz parte do componente curricular de Arte, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentro do campo de experiências da escuta, fala, pensamento, imaginação, traço, cores e formas.
“É uma exposição de arte que celebra a beleza e a singularidade da técnica da aquarela. Durante o evento, os visitantes tiveram a oportunidade de explorar obras criadas pelas crianças que se valeram da aquarela para criar composições especiais”, destacou o professor de Artes e responsável pelo evento, Rogers Nascimento.
Ainda de acordo com Rogers, cada obra representa uma expressão da sensibilidade das crianças que conseguem transmitir sentimentos, emoções e visões de mundo através de suas delicadas pinceladas.
Aberta à visitação
“Os visitantes tiveram também a oportunidade de observar as composições realizadas, e se emocionar com as harmonias cromáticas, inspirando-se na simplicidade e na elegância dos quadros. A exposição também ressalta o papel da aquarela em retratar a natureza de forma deslumbrante, emocionando os espectadores com paisagens e temas inspirados na beleza da vida”, complementou.
Victor Carvalho, pai de João Victor do Infantil II C, classificou a Vernissage como um diferencial do Master. “Muito importante esse momento, até para entendermos a metodologia da escola, suas atividades, além de ser algo que eu acredito que aconteça só aqui. Não vejo em outras escolas”, destacou.
Pai da pequena Maria Luísa, do Infantil I B, Ermelino Cerqueira falou sobre a importância da produção artística no ambiente escolar desde cedo. “É fundamental introduzir os conceitos de Arte para as crianças, sobretudo nesta época que vivemos onde as telas acabam sendo tão atraentes. Eles exercitam a criatividade, aprendem elementos importantes que contribuem para a formação do ser humano”, complementou.
Confira os cliques da Vernissage!