A manhã da terça-feira, 25 de setembro, foi de muita emoção para os estudantes das 3ºs séries e dos Assistentes do Ensino Médio. Eles foram surpreendidos pelos pequenos alunos dos 1ºs anos, que apresentaram mais uma edição do projeto ‘Receitas de Boa Prova’.
A atividade, realizada numa parceria entre as coordenações da Educação Infantil, do Ensino Médio e do Setor de Psicologia do Master, traz como objetivo promover um momento lúdico e de relaxamento, onde as crianças apresentam canções, homenagens e fazem um coro de desejo de ‘boa prova’ aos estudantes que irão prestar provas de vestibular e do Enem.
Neste ano, os alunos dos 1ºs anos trouxeram para as ‘Receitas de Boa Prova’ um pouco do que têm aprendido no Projeto Borboletas. O conjunto de ações é coordenado pela psicóloga das turmas, Bruna Vasconcelos, que trata de maneira interdisciplinar, dentro e fora de sala de aula, conceitos de respeito às diferenças, formações familiares, cuidados consigo e com o próximo, além de habilidades socioemocionais.
“Apresentamos o Projeto Borboletas em diversas atividades aqui do Master e, neste ano, tivemos a ideia de levá-lo ao ‘Receitas de Boa Prova’ também, onde as crianças cantaram a música das borboletas, mostraram a história das borboletas mais jovens que auxiliam as mais velhas, num contexto que tem tudo a ver com o projeto. Com isso, a gente mostra que é possível esse aprendizado mútuo entre crianças e jovens”, explicou a psicóloga.
Emoção
Guiados pelos professores de Artes, Rogers Nascimento, e do Coral, Carlos Magno, os pequenos mostraram seus talentos, emocionando os alunos do Ensino Médio. Em meio às lágrimas, a aluna do 3º D, Joanna Souza, falou sobre a felicidade de participar desta atividade. “Eu fiquei muito emocionada, porque a gente acaba se vendo também neles. Foi muito lindo”, destacou.
Estudante do 3ºC, Juan Pablo, relembrou a época que iniciou os estudos no Master, ainda na Educação Infantil, e também viu nos alunos dos 1ºs anos um pouco de sua infância e dos seus sonhos. “Esse projeto é incrível. Eu já estive do outro lado, participando desta homenagem, na época eu ainda era uma criança e é muito emocionante perceber essa passagem de tempo hoje”, afirmou.
A psicóloga das turmas do Ensino Médio, Lavínia Andrade, também ressaltou a importância do projeto, sobretudo como forma deles se conectarem com a leveza da infância. “É um momento importante onde eles deixam um pouco de lado a sala de aula, a concentração para as provas, e se conectam um pouco com a história deles, com a infância, e participam desse momento lúdico cheio de música e arte”, complementou.
Confira abaixo como foi a edição deste ano das Receitas de Boa Prova!