O universo da tecnologia, da criatividade e da diversão tomou conta do Centro de Excelência Master durante a Gincana Geek 2025, que reuniu os alunos dos 8ºs e 9ºs Anos do Ensino Fundamental Anos Finais em um dia repleto de desafios, competições e momentos de integração. Com o tema “Oceanos”, a edição deste ano, que ocorreu em 03 de outubro, uniu o espírito geek às atividades esportivas e solidárias, promovendo uma experiência completa de aprendizado e descontração.

A programação começou com diversas provas e jogos que envolveram desde atividades físicas até competições tecnológicas, como campeonatos de robótica, Fifa, Brawl Stars e Pebolim, além de brincadeiras como Guerra de Cotonete, Touro Mecânico, Tamanco Chinês, e a divertida Tarefa da Bacia. Em destaque, a tarefa PET Solidário, que arrecadou cerca de 600kg de ração a serem distribuídos para animais em situação de vulnerabilidade.

O evento também contou com espaços interativos como Mesa de Robótica, fliperama, cabine de fotografia, VR Beat Saber, SuperHot, estande de action figures e área de games, além das esperadas competições dos cosplays e apresentações de dança.

A coordenadora dos 8ºs e 9ºs Anos do Ensino Fundamental, Bárbara Aragão, destacou a importância pedagógica da atividade para os alunos. “A Gincana Geek é um momento muito esperado pelos nossos alunos. Eles desenvolvem várias habilidades importantes, como o trabalho em equipe, a resiliência e a convivência. É uma oportunidade de sair um pouco das telas e voltar às brincadeiras, algo essencial para o desenvolvimento dessa geração. Além disso, por estarmos na reta final do ano letivo, esse momento de pausa, de descontração e alegria, é muito importante. É gratificante acompanhar de perto a energia deles e ver como se envolvem com tanto entusiasmo.”

Para a professora de Robótica, Sâmela Duarte, a proposta da gincana vai muito além da diversão, é um exercício completo de aprendizagem e integração. “A Gincana Geek é uma atividade pedagógica completa, porque consegue reunir vários aspectos do processo de aprendizagem. Quando pensamos em pedagogia, não é apenas sobre estar em sala de aula estudando, é sobre viver experiências que também ensinam. E é isso que acontece aqui. Os alunos podem colocar suas habilidades em prática de diferentes formas: quem tem mais afinidade com tecnologia participa das tarefas geek; quem gosta mais de esportes, se envolve nas atividades físicas; e quem tem um perfil mais artístico também encontra espaço. O objetivo é que todos consigam vivenciar a gincana de maneira integral, se sintam bem, participem e percebam que o processo educacional vai muito além da sala de aula.”, disse a professora.

Os alunos também viveram o dia com entusiasmo. Luan Oficiânio, do 9º Ano B, contou que a gincana foi um momento de diversão e relaxamento após as avaliações. “A Gincana foi muito legal. Consegui me divertir e me acalmar um pouco depois das provas. Foi um momento importante pra gente descansar e curtir com a turma.”

Já Guilherme Reis, também do 9º Ano , destacou o diferencial do tema e a dedicação da turma nas provas. “Achei o tema desse ano muito diferente dos outros, bem interessante, porque envolveu todas as turmas. A minha turma se dedicou bastante e a gente estava bem confiante de que ia conquistar um bom resultado.”

A aluna do 8º Ano do Ensino Fundamental, Helena Souza, expressou a alegria em participar da gincana. “Ganhamos no Totó e no Tamanco Chinês. Estou me divertindo demais na Gincana Geek. Temos a possibilidade de interagir com outros colegas, o que é muito legal. Estou especialmente animada com a dança, porque estimula a criatividade, o trabalho em grupo e a proatividade”, comemorou.