Qual a diferença entre a fonoaudiologia clínica e educacional? De que forma o profissional que trabalha no desenvolvimento da linguagem pode contribuir com a primeira infância? Estes são questionamentos que podem permear a mente dos pais de crianças que estão iniciando a jornada escolar.

Oferecendo um cuidado integral às famílias que fazem parte da nossa comunidade, o Colégio Master firma mais um diferencial ao disponibilizar, através do setor de fonoaudiologia da escola, um acompanhamento às pequenas e pequenos.

Erica Omena é fonoaudióloga há oito anos, formada pela Universidade Federal de Sergipe, e é especializada em Linguagem e acredita que trabalhar com bebês e crianças é tão envolvente quanto lidar com arte.

“Meu coração é inteiro da arte. Porque é ela que preenche e engrandece tudo ao redor. Desde muito cedo eu percebi uma relação forte com a música e foi pelo cantar que eu cheguei a fonoaudiologia. Ao me perguntarem sobre o trabalho da Fonoaudiologia no ambiente escolar, eu sempre relato sobre o quanto o Colégio realmente tem compromisso com o desenvolvimento integral do aluno , uma vez que o profissional fonoaudiólogo, através do seu conhecimento técnico, irá observar minuciosamente as fases do desenvolvimento das crianças e comparar com a faixa etária em que elas se encontram. Assim, identificando as possíveis alterações, as crianças serão encaminhadas para os devidos profissionais externos e cuidadas desde muito cedo, eliminando barreiras no processo de aprendizagem”, explicou Erica.

Para além do aprendizado curricular propriamente dito, é no ambiente escolar, nos primeiros anos, que as crianças firmam os pilares que os guiarão por toda a vida. Quando o assunto é a linguagem, o acompanhamento atento de profissionais que possam identificar os marcos do desenvolvimento é fundamental para um crescimento saudável, trabalhando a relação família e escola em todo o processo.

A fonoaudióloga ainda falou a respeito do processo de alfabetização no Master. “Além disso, a alfabetização pelo Colégio Master acontece através do método fônico, em que as crianças aprendem que cada letra tem um som e que cada som ao juntar-se com outro, forma palavras e frases. Durante este processo, compete ao fonoaudiólogo auxiliar os professores e alunos quanto a produção destes fonemas e contribuir com a aprendizagem”.

Clínico x Educacional

A fonoaudiologia clínica concentra-se principalmente na avaliação e tratamento de distúrbios da comunicação oral e escrita, como disfunções na fala, linguagem, voz e audição. É voltada para o diagnóstico e intervenção terapêutica em indivíduos que apresentam dificuldades específicas nessas áreas, visando melhorar sua comunicação e qualidade de vida.

Por outro lado, a fonoaudiologia educacional está centrada na prevenção e intervenção precoce em dificuldades de comunicação e linguagem que podem afetar o desempenho das crianças. Dessa forma, destaca-se a importância da promoção de habilidades de comunicação adequadas desde a infância, visando não apenas corrigir problemas existentes, mas também prevenir sua ocorrência e promover o desenvolvimento integral das crianças.