Nos dias 11 e 12 de novembro, o Centro de Excelência Master celebrou a culminância de um dos projetos mais inovadores do seu currículo: o Projeto Master de Inglês (PMI). Coordenado pela professora Carla Limeira, o PMI é uma iniciativa que integra a aprendizagem da língua inglesa com práticas diversas, proporcionando aos alunos uma experiência enriquecedora que vai além do ensino convencional de idiomas.

O evento de culminância deste ano foi marcado por apresentações emocionantes, com os alunos do 1º ao 5º ano, que mostraram o que haviam ensaiado ao longo do ano. As peças abordam temas variados e foram adaptadas para o formato de musicais, trazendo à tona grandes clássicos da literatura, como João e Maria (1º ano), Pocahontas (2º ano), Robin Hood (3º ano), Tutankhamun (4º ano) e Troia (5º ano). A proposta inovadora do PMI permitiu que os alunos dublassem suas próprias vozes, o que tornou o processo mais acessível e divertido, além de facilitar o aprendizado da língua, já que os estudantes se concentravam mais no significado das falas do que na memorização exaustiva de textos.

Para a coordenadora Carla Limeira, o PMI Teatral é uma ferramenta poderosa, pois não só ensina o idioma, mas também promove o autoconhecimento, o respeito pelo outro e o desenvolvimento de competências socioemocionais. “O Drama é uma experiência transformadora, tanto para o aprendizado da língua quanto para o crescimento pessoal dos alunos. Através dele, conseguimos criar um ambiente de aprendizado colaborativo e criativo, que revela talentos inesperados e ajuda cada aluno a se expressar de maneira única”, destacou a professora Carla.

O Projeto Master de Inglês

O PMI Teatral faz parte das aulas de inglês do Programa Integral, no qual os alunos têm sete aulas de inglês por semana, sendo uma dedicada exclusivamente ao teatro. Durante o ano, os estudantes são imersos em clássicos da literatura mundial, que são transformados em apresentações teatrais de forma lúdica e acessível. As crianças não apenas estudam as obras, mas também se envolvem na produção e apresentação das mesmas, o que ajuda a aprofundar a compreensão do idioma e a desenvolver habilidades como a oratória e a comunicação.

Ao longo do projeto, as crianças tiveram a chance de melhorar sua oralidade e oratória, posicionando-se de forma mais segura na hora de se expressar. A integração entre os alunos também foi um ponto forte do projeto, pois o trabalho em grupo ajudou a fortalecer laços de amizade e cooperação. Alunos mais tímidos tiveram a chance de se revelar, e muitos descobriram habilidades artísticas, como a atuação, o canto e a dança.