Missão
Criar, Discutir e Agir com pautas e projetos que estejam relacionados às demandas socioemocionais da instituição para contemplar a empresa nas células alunos, famílias e colaboradores. Sendo que nosso elo de trabalho é conduzido pelo respeito às diferenças, a comunicação não violenta e a regulação emocional.
Visão:
Nossa visão é ser reconhecido como um comitê líder na efetivação das ações de apoio ao bem-estar socioemocional da comunidade escolar, sendo condizentes com a atuação profissional dos representantes do grupo. Queremos criar uma cultura organizacional onde cada indivíduo se sinta valorizado, respeitado e apoiado em suas jornadas pessoais e profissionais. Almejamos ser um catalisador para a criação de um ambiente de trabalho positivo e solidário, em que o cuidado mútuo e o desenvolvimento pessoal sejam prioridades essenciais. Atingindo assim todas as células que compõem o corpo escola: alunos, famílias e colaboradores.
Quem somos e o que fazemos?
Coletivo multisetorial constituído por representantes que:
1)Dialoga sobre práticas escolares/ educacionais;
2)Efetiva ações de acolhimento para a comunidade escolar condizentes com a atuação profissional dos participantes do grupo;
3)Sinaliza demandas que devem ser observadas e (re)direcionadas pela gestão escolar.
Portanto, é uma entidade criadora com olhar transdimensionado através dos segmentos participantes.
Como fazemos?
Mapeamos demandas, construímos propostas interventivas e executamos ações relacionadas a área de atuação dos representantes do coletivo que visam contribuir com a promoção do cuidado no contexto escolar.
VALORES
1. Empatia: demonstrar compreensão e sensibilidade em relação às emoções, experiências e necessidades dos outros. A empatia é fundamental para criar um ambiente onde a comunidade escolar se sinta compreendidos e apoiados.
2. Respeito: valorizar a diversidade de pensamentos, opiniões, origens e identidades. O respeito mútuo promove uma comunidade inclusiva e colaborativa.
3. Confiança: construir relações baseadas na confiança e na transparência.
4. Colaboração: fortalecer os laços dentro da comunidade e contribuir para um ambiente positivo.
5. Autenticidade: encorajar a autenticidade e a honestidade nas interações. Permitir que as pessoas sejam verdadeiras consigo mesmas e criar um ambiente onde possam se sentir confortáveis em ser quem são.
6. Cuidado mútuo: cultivar uma cultura de apoio e cuidado. O cuidado mútuo envolve estar atento às necessidades dos outros e oferecer suporte emocional quando necessário.
7. Resiliência: promover a capacidade de lidar com desafios e adversidades de maneira saudável e construtiva.
8. Equidade: garantir tratamento justo e igualdade de oportunidades, independentemente de sua origem, gênero, orientação sexual, idade ou qualquer outra característica pessoal.
9. Desenvolvimento humano: incentivar o crescimento e o desenvolvimento de recursos psicoeducativos e assim construir estratégias de enfrentamento de vida.
10. Criatividade: aplicar estratégias criativas para promover um ambiente mais saudável, produtivo e inovador.