Uma das principais incentivadoras das descobertas e do desenvolvimento de novas habilidades aqui no Master, a robótica foi pauta principal na última sexta-feira (1) e sábado (2) em nossa escola. Dando início ao último trimestre letivo do ano, promovemos a 7ª edição do Campeonato Interno de Robótica para os estudantes dos 6os, 7os, 8os e 9os anos Master: dois dias de muitos jogos, desafios, trabalho em equipe e, é claro, muita diversão!

“A robótica é um diferencial imenso do Master, pois trabalha, principalmente, o raciocínio lógico dos nossos estudantes. Na prática, os alunos conseguem visualizar e entender melhor a complexidade da matemática, das ciências, e desenvolver um raciocínio não somente mais rápido, mas mais bem elaborado e lógico em todas as áreas de conhecimento”, explica a coordenadora dos 6os e 7os anos, Conceição Hora.

Um dos representantes da turma do 7º E no Campeonato de Robótica, o aluno Ricardo Naves, 12 anos, ratifica e complementa a fala de tia Ceiça. “As aulas de robótica são sempre contextualizadas com as outras disciplinas e isso ajuda bastante na construção do nosso aprendizado. Eu gosto muito”, destaca o estudante.

E como, além do caráter educativo, nosso campeonato é também momento de descontração e confraternização entre as turmas, trouxemos uma novidade nessa edição do evento dos 6os e 7os anos Master: uma divertida disputa de Dança dos Robôs, clássica nas grandes competições geek americanas.

“Foi algo fora do comum e tem tudo a ver com o Campeonato de Robótica. Todo mundo amou”, comenta Priscilla Santana, 12 anos. “Foi uma novidade muito bem-vinda e, ao mesmo tempo, um desafio. Eu achei que a gente nunca ia conseguir fazer a coreografia, mas deu tudo certo e foi divertidíssimo”, complementa a amiga e parceira de dança de Priscilla, Carol Vivas.

Novos desafios

No sábado (2), além do Campeonato de Robótica, as turmas dos 8os e 9os anos do Fundamental protagonizaram, também, a edição 2017 da nossa Gincana Geek, um verdadeiro festival dedicado à cultura dos animes, jogos eletrônicos, de tabuleiro, histórias em quadrinhos, filmes e séries. “O nosso objetivo é, a partir desse ano, promover um campeonato geek no Master, trazendo a cultura desse universo – que possui grandes conceitos morais, com ideias que discutem política, economia, sociedade – para cada vez mais dentro da escola”, ressalta a coordenadora dos 8os e 9os anos, Giovana Péterle.

Entre as novidades que preparamos para o Campeonato Interno de Robótica deste ano – como o Just Dance, os campeonatos de LOL e Fifa, os jogos de realidade virtual e muito mais -, destaque para o concurso de cosplays, uma tarefa marcada por muito capricho e atuações impressionantes da turma Master. “Foi a melhor tarefa de todas, e olha que o Just Dance e a realidade virtual foram novidades muito legais desse ano”, brinca Ana Beatriz Fonseca, caracterizada da personagem japonesa Sailor Moon.

Do outro lado do Espaço Multiuso, a dupla formada pelos alunos Gabriella Lucas e João Gabriel Cardoso seguia concentrada nos preparativos para o round da robótica. Veteranos na competição, os meninos superaram com maestria, além dos desafios já esperados para o evento, um imprevisto que, por pouco, não comprometeu o resultado da dupla no Campeonato. “A gente estava com nosso robô todo programado, mas um acidente nos fez recomeçar do zero, daí, nós tivemos que refazer toda a programação em pouco mais de 3h”, confessa Gabriella. “Mas nosso resultado foi muito bom, no final, deu tudo certo”, comemora João Gabriel.

Professor de robótica das turmas de oitavos e novos anos, Marllon Douglas explica a “dificuldade” dos estudantes na parte de programação. “Apesar de ser a linguagem mais falada do mundo hoje, a programação ainda é um conceito abstrato para os meninos. Porém, no processo de competição, a própria dificuldade se torna uma motivação para eles superarem aquele desafio e, no final das contas, as perdas e as vitórias são extremamente gratificantes”, conclui Marllon.

Confira os nossos registros!