Uma alimentação balanceada deve fazer parte da vida de todas as pessoas, sobretudo das crianças, que estão com o repertório alimentar em desenvolvimento. Pensando nisso, o Colégio Master realizou durante os dias 07 e 08 de março, a segunda edição do Projeto Alimentação Master Saudável, evento direcionado às crianças e famílias da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais.
A alimentação saudável e adequada é um direito fundamental das crianças, preconizado pelo Ministério da Saúde. O mesmo órgão aponta que uma em cada cinco crianças entre 6 e 18 anos apresenta algum tipo de desordem alimentar e que 10% das meninas e 13% dos meninos brasileiros, de 05 a 19 anos, apresentam sobrepeso e obesidade. Então, torna-se fundamental que as crianças já nos primeiros anos de vida tenham acesso a uma alimentação rica em nutrientes. Neste sentido, o Master mais uma vez sai na frente ao promover o Projeto Alimentação Master Saudável, organizado pelo setor de nutrição da escola.
Roseane Melo é coordenadora da Educação Infantil. Em sua fala, ela explica como a família é importante para manutenção de uma alimentação saudável ao longo da vida. “As crianças recebem o que a família oferta e como o mundo está cada vez mais se alimentando erroneamente, o nosso projeto é fazer com que as crianças entendam que a alimentação saudável faz parte do crescimento e desenvolvimento integral delas. A partir do momento que estamos trabalhando com os alunos, as famílias são convidadas a vir à escola para participar dessa atividade repleta de informações e alimentação saudável, para que eles cresçam com saúde e tenham uma melhor consciência alimentar”.
A nutricionista e coordenadora do setor no Master, Candice Matos, pontua sobre como a atuação da escola tem sido transformadora para além do ambiente escolar. “É frequente que as crianças nos relatem que passaram a provar alimentos diferentes dentro de casa, junto com os pais e essa é um retorno de nos demonstra a eficácia das aulas”. Pontuou a nutricionista.
Empreendendo na área de alimentos há 21 anos, Luciana Menezes, há três anos encontrou na alimentação livre de óleo, gordura e ultraprocessados um novo nicho de mercado, que está em constante expansão. “Fomos percebendo com o passar do tempo muitas pessoas nos solicitando uma alimentação saudável saborosa, então nos dedicamos a testar receitas e hoje temos vários itens em nosso cardápio. No caso da Cantina Alemã, que trabalha com alimentação para a escola, então temos a alegria de trazer a esse mundo alimentos não só saudáveis, mas muito saborosos também”, disse
“Essa interação com os colegas, essa dinâmica proporcionada pela escola e a apresentação dos alimentos, através de um setor capacitado faz toda a diferença em nossa família. Aprendemos a proporcionar lanches mais saudáveis, incluir mais frutas nas lancheiras das crianças, além da diminuição dos doces e do açúcar. É muito importante”, garantiu Monalisa Pires, que é bancária e mãe de Felipe, do Infantil III.