Dois colaboradores do Centro de Excelência Master foram reconhecidos nacionalmente pelo trabalho de resgate da memória histórica sergipana. Epitácio Fonseca, responsável pelo setor de TI da escola e diretor geral do documentário, e Demócrito Diniz, Diretor Pedagógico do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, receberam os prêmios Apollo de Melhor Filme pelo Júri Popular e Apollo de Melhor Montagem do VII Festival de Cinema da História Militar – Militum 2025, da Marinha do Brasil, pela produção de um filme que relembra os ataques de submarinos alemães ao litoral sergipano durante a Segunda Guerra Mundial.

A parceria entre os dois nasceu dentro do Master e reflete o ambiente fértil da instituição para o encontro de talentos, ideias e paixões que se transformam em projetos de impacto.

O documentário reconstrói, a partir de trechos de filmes e registros históricos, o episódio de 1942 em que submarinos nazistas atacaram navios na costa brasileira, acontecimento que marcou a entrada do Brasil na guerra. Mais do que registrar fatos, a obra cumpre o papel de preservar a memória e despertar o interesse das novas gerações sobre a relevância desse episódio para a história nacional e local.

Para Epitácio, a premiação é resultado de um desejo antigo de dar visibilidade a essa parte da história. “As pessoas não sabiam exatamente por que a Avenida dos Náufragos recebia esse nome. Existiam muitas versões, algumas distorcidas, e eu sentia a necessidade de contar o que realmente aconteceu. Quando tive acesso a registros mais completos, como o diário de bordo do submarino, vi que era o momento de transformar essa história em filme. E foi dentro do Master que encontrei em Demócrito a parceria ideal para realizar esse projeto”, explicou.

Demócrito ressalta a importância do resgate histórico como forma de aprendizado e reflexão. “O papel do historiador é apresentar fatos para que o esquecimento não apague histórias tão significativas. Os ataques de submarinos nazistas ao litoral sergipano precisam ser lembrados, especialmente pelos jovens, pois aconteceram aqui, no nosso quintal. Quando Epitácio me apresentou a proposta, vi uma oportunidade de contribuir, sugerindo abordagens e detalhes históricos que ajudaram a dar mais força ao documentário. O reconhecimento desse trabalho, com a premiação, nos deixou profundamente felizes”, destacou.

A conquista de Epitácio e Demócrito simboliza não apenas o talento e dedicação de ambos, mas também a força de um ambiente como o do Master, que incentiva a criatividade, a produção de conhecimento e a realização de projetos que deixam marcas para além da escola.