A segunda edição do projeto Clube do Livro deste ano foi realizada no último sábado, 1º de abril, com estudantes do Ensino Médio. Desta vez, a obra trabalhada junto aos alunos foi ‘Ensaio sobre a Cegueira’, de José Saramago.
Os alunos participaram de uma discussão sobre o livro, junto aos professores envolvidos no projeto, e posteriormente de oficinas propostas pela equipe.
O professor de Artes, Felipe Godoy, explicou como funcionou a dinâmica desta última edição, que também contou com a participação dos professores Vladimir Santos e Jaciara Castro.
“Nós discutimos sobre a obra, seus personagens e reflexões que ela pode provocar nos leitores, sejam filosóficas, sociológicas e os questionamentos que surgem sempre após a leitura de um livro. Posteriormente, realizamos sempre alguma oficina. Desta vez, fizemos uma dinâmica lúdica com os alunos vendados, em alusão ao livro que fala sobre uma pandemia de cegueira. Foi uma aventura, onde eles puderam explorar os lugares, tatear sem a visão”, explicou Godoy.
As atividades acontecem sempre das 9h às 11h, na Sala Multimídia, com a discussão do livro, e das 11h20 às 12h30, nas salas da 2ª série A e C, com as oficinas de escrita e de artes.
Sobre o projeto
O primeiro encontro ocorreu no dia 4 de março, com a discussão sobre o livro ‘Bonsai & A Vida Privada das Árvores’, do autor Alejandro Zambra. Já a próxima edição está marcada para o o dia 3 de junho, com ‘O Oceano no Fim do Caminho’, de Neil Gaiman.
Criado em 2022, o Clube do Livro traz como objetivo reforçar o hábito da leitura, análise e discussão crítica de obras literárias. Para cada encontro, um professor do grupo sugere a leitura de uma obra e durante o encontro, alunos e professores trocam suas impressões sobre a obra, com o professor agindo como um provocador do debate.
O público-alvo são alunos das primeiras e segundas séries do Ensino Médio e a participação é opcional. A atividade é proposta pelos professores Vladimir Santos e Jaciara Castro, de Redação/Interpretação de Texto; Beatriz Linhares, de Literatura; Felipe Godoy, de Artes; além do apoio da coordenação do Ensino Médio.