Em sintonia com o início da COP 30, que começou no dia 7 de novembro no Brasil, o Centro de Excelência Master promoveu nesta segunda, 10, um cortejo ecológico com os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, celebrando a importância da preservação ambiental e do respeito às florestas e à Amazônia.
Vestidos com representações da fauna e flora brasileira, os estudantes percorreram a área da escola levando mensagens de conscientização sobre o cuidado com o planeta. O destaque do evento foi o Curupira, escolhido como mascote da COP 30 no Master, representando o guardião das florestas e símbolo da proteção da natureza.
De acordo com Ana Kelly, coordenadora da Educação Infantil, o objetivo é formar cidadãos conscientes desde os primeiros anos de vida. “A Educação Infantil já tem esse olhar. Trabalhamos com as crianças desde muito pequenas a importância de cuidar do planeta, porque ele grita por socorro. Queremos que elas tenham comportamentos diferentes. Tudo é feito de forma lúdica! Quando falamos sobre abraçar uma árvore, por exemplo, explicamos que isso significa não jogar lixo no chão, cuidar do que comemos, respeitar o próximo. O aprendizado precisa ser prazeroso, com conversas que as façam compreender o que precisa ser mudado no mundo”, completou Ana Kelly.
A gestora ambiental do Master, Jeane Oliveira, reforçou a importância de alinhar as ações pedagógicas da escola com os debates globais sobre o clima. “A COP 30 é um momento histórico para o Brasil e para o planeta. É preciso unir forças. Aqui no Master, trabalhamos com as crianças de todas as idades, desde o maternal até o Ensino Fundamental, para que compreendam o que é a COP, sua importância e como cada um pode contribuir para a preservação do meio ambiente”, explicou.
Sobre a atuação propriamente dita de cada turma, a gestora ambiental acrescenta: A Educação Infantil vivencia esse processo de forma lúdica e prática. Já os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais participam de debates e atividades investigativas, perguntando-se: o que eu posso fazer? Como posso contribuir? Queremos mostrar que não é só uma questão política, mas de atitude individual”. Ela ainda disse que ainda em novembro, o Master promoverá uma palestra educativa sobre a COP 30 e as metas climáticas globais, aproximando ainda mais os alunos da temática ambiental. O Master está completamente alinhado à agenda do clima mundial. Queremos que nossos estudantes entendam que o cuidado com o planeta começa por nós, pelas pequenas atitudes do dia a dia”, concluiu.























































