Cá Entre Nós é o projeto multiprofissional do Centro de Excelência Master responsável por dialogar com as famílias dos alunos sobre assuntos pertinentes em relação à formação de cada indivíduo.
Com a primeira edição de 2024, o encontro desta quarta-feira, 03, que aconteceu no Auditório da Educação Infantil, teve como tema a palestra “Conhecendo o Nanismo”, proferida por Julyana Araújo e Thiago Bravo, pais de Joaquim, aluno Infantil III. O evento contou com a presença de várias famílias parceiras do Master, além do comitê sócio emocional e parte da equipe técnica da escola. O projeto Cá Entre Nós faz parte do conjunto de ações alusivas ao Abril Laranja, que é o mês de prevenção ao bullying e a violência nas escolas.
De acordo com Bruna Vasconcelos, psicóloga da Educação Infantil até o 1º Ano Ensino Fundamental Anos Iniciais, as reuniões são fundamentais para a manutenção da relação saudável frutífera entre famílias e Centro de Excelência. “O Master é vivo e para que possa continuar fluindo bem a parceria entre família e escola é essencial. Então o intuito do comitê socioemocional é que possamos fortalecer cada vez mais o vínculo de aprendizado, de desenvolvimento e de integração entre família e escola, até porque a educação transforma as pessoas, então a partir do Cá Entre Nós, queremos mobilizar esse encontro”, explicou.
Julyana Araújo falou sobre o objetivo da palestra. “Como pai e mãe, a gente começa a pesquisar sobre e hoje nós adquirimos um conhecimento relevante a respeito. Então, nós viemos até aqui para trazer informações sobre o tema, a fim de desmistificar o nanismo e fazer com que nossa sociedade evolua, promovendo a qualidade de vida de pessoas com nanismo e outras deficiências. O amor não se mede!”, assegurou.
O nanismo é uma condição que pode ser resultado de uma mutação genética, que resulta em um crescimento abaixo da média. Pessoas com nanismo não ultrapassam os 1,45m, no caso dos homens, e 1,40m, em relação às mulheres. No Brasil, a Lei 13.146/2015, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão, busca garantir direitos e igualdade de oportunidades para pessoas com nanismo, incluindo acesso à saúde, educação e mercado de trabalho.
Luciana Pereira é fisioterapeuta e mãe de Matheus, aluno do 1º Ano Ensino Fundamental Anos Iniciais. Participante ativa de várias ações do Centro de Excelência Master, ela reforça a importância da presença dos pais. “É se colocar no lugar do outro. É muito importante estar esclarecendo, sempre que possível, assuntos tão relevantes como o nanismo. Eu indico que todas a famílias façam parte desses momentos junto com o Master”, disse