Em todo o país, muito se fala a respeito da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas brasileiras, mas esse processo ainda gera algumas dúvidas. Para que você fique por dentro do assunto, convocamos a nossa diretora pedagógica, Vaneide Mitidieri, e o nosso supervisor pedagógico, Fernando Monteiro, para explicar o que é e qual o objetivo da base nacional curricular.
A BNCC consiste num documento elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo nortear o que deve ser ensinado nas escolas. A intenção é proporcionar uma maior uniformização na educação brasileira, para que todas as instituições de ensino estejam capacitadas, através das habilidades e competências sinalizadas pelo documento, a elaborar suas próprias estruturas curriculares.
Aqui no Master, a BNCC será aplicada a partir do ano de 2019, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Somente em 2020 estas mudanças atingirão as demais turmas – do Ensino Médio. Para compreender melhor o assunto e discutir as diretrizes da nova estrutura curricular de ensino, os coordenadores e supervisores do colégio participam, desde o início do ano, de um grupo de estudos sobre as 10 competências da BNCC.
Competências da BNCC
As competências definidas pelo MEC deverão ser desenvolvidas de forma integrada ao longo de toda a educação básica. São elas: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; responsabilidade e cidadania.
“Essa lista de habilidades e capacidades deverá ser aplicada aos alunos da Educação Infantil até o 9º ano, a partir do ano que vem. Com isso, algumas mudanças irão acontecer, como por exemplo, a nova BNCC irá antecipar a alfabetização, que antes acontecia até o 3º ano, de forma completa, e agora deverá ser concluída até o final do 2º, onde os alunos deverão ter a total capacidade de ler e escrever”, explica a diretora pedagógica, Vaneide Mitidieri.
Nossa diretora acredita que o processo acontecerá de forma natural para os alunos do Master, que já possuem toda a estrutura necessária de educação dentro e fora da sala de aula. “O Master é uma escola que proporciona um aprendizado também através de pesquisas e de projetos que implantamos, como a cozinha experimental, a horti-fazendinha, o ensino das línguas inglesa e espanhola, o xadrez curricular, ateliê de artes, oficinas de leituras através da biblioteca, além da educação tecnológica e financeira”, complementa.
Desenvolvimento
A implantação da BNCC também objetiva, a longo prazo, uma mudança no estilo do aprendizado brasileiro. O supervisor pedagógico, Fernando Monteiro, que já vem discutindo o assunto com o grupo de estudos formado com os profissionais do Master, aponta as principais vantagens e mudanças que serão percebidas.
“A educação brasileira tem um histórico de práticas em relação à educação que envolve processos de memorização, mas de uns tempos para cá, estamos aplicando muito do que se desenvolveu nos Estados Unidos e na Europa, com uma educação mais voltada à construção do conhecimento, tendo em vista uma atuação mais prática e real na vida das pessoas. Isso significa que, a partir do desenvolvimento destas habilidades, os alunos vão construir competências, que nada mais são do que mecanismos de solução de problemas reais, da vida individual e da comunidade”, comentou.
Vale ressaltar que a BNCC não é um currículo definido que irá tornar o ensino igual em todo o país, mas somente uma base, que servirá como ferramenta para que cada escola, junto aos seus profissionais, possa elaborar seu próprio currículo e conteúdo programático anual para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Se quiser conhecer os detalhes da BNCC e ter acesso ao documento na íntegra, publicado pelo MEC, clique aqui.
https://www.youtube.com/watch?v=Ml8xKc5rBiM